Cofina

NOVELAS: PEQUENOS DETALHES QUE MUDAM TUDO

POR LUÍSA JEREMIAS DIRETORA DA TV GUIA

Piet-Hein Bakker, novo diretor-geral da Plural, a maior produtora de novelas em Portugal, assumido já na “nova era” Moniz como diretor-geral da TVI, dá esta semana uma entrevista em que põe os pontos nos “is” sobre caminhos a seguir. Esclarece Piet-Hein que ter milhares de seguidores nas redes sociais não faz de ninguém um ator, muito menos um grande ator. Desta forma, o novo homem de confiança de Moniz acaba com as polémicas sobre participações de figuras públicas em novelas – o exemplo maior dos últimos tempos foi Futre em Rua das Flores – e, sobretudo, lança um alerta às dezenas de influenciadores e youtubers que foram transformados em atores nos últimos três anos e que podem ser os maiores nas redes, mas talento de representação é escasso. Mais: Piet-Hein coloca-se ao lado da velha guarda de grandes atores, muitos dos quais já tornaram público acharem escandaloso esse fenómeno e assume a prioridade ao talento. Ou seja, o “patrão” da Plural toma uma posição inteligente, garantindo que, com ele “cada macaco no seu galho” e acalmando, ao mesmo tempo, a classe em pé de guerra. Acrescenta ainda um detalhe: que quem manda na Plural é ele, não são os agentes dos tais influenciadores e youtubers giríssimos, mas que não passam disso e que os likes nas redes e os milhares de seguires não compram tudo – incluindo lugares de protagonista em nenhuma novela ou série – ou algo mais que por aí venha.

O responsável pela produtora põe, discretamente, o dedo na ferida de uma área que não é diretamente sua mas da qual percebe como ninguém: o entretenimento. Não há melhor exemplo de uma influenciadora que é uma deusa nas redes sociais – os seus milhares de seguidores no Instagram amam-na e as marcas veem-na como uma máquina de vender produtos como nenhuma outra – e que, no entanto, em televisão, não funcionou. Falo, evidentemente, de Helena Coelho, que podia ter sido fantástica mas não funcionou.

É que, no fundo, as coisas são simples. Nem todos são craques em tudo, por isso saber aproveitar o talento nas coisas certas é o fundamental para obter êxito. Piet-Hein está certíssimo e o caminho para os lados da ficção está traçado. Esperemos.

ÚLTIMA HORA

pt-pt

2022-05-12T07:00:00.0000000Z

2022-05-12T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/284898073976349

Cofina