Cofina

PALAVRAS CRUZADAS

HORIZONTAIS

1. Emite som. Acontecimentos.

Que é perfeito para o fim a que se destina. 2. Entusiasmo artístico. Edifício para habitação (pl.).

3. Cair com ímpeto e rapidamente. Dar como oferta. 4. Enfermar, cair doente. Xarope ou conserva de frutas. 5. Maquinismo próprio para refletir a luz ou o som. Diz-se do fonema que é produzido pela boca, sem ressonância nasal (gram.). 6. Movia-se de um sítio para outro. Terceiro período da era terciária ou cenozóica, compreendido entre o Eoceno e Mioceno. 7. Designa admiração, cansaço (interj.). Alguma. Fileira.

8. Membro guarnecido de penas que serve às aves para voar. Quantia que outrora um soldado recebia diariamente. Equivale a o qual e suas flexões (pron. rel.).

9. Deformar. Mulo. 10. Servi-me de. Relativo ao imperador Octávio ou ao seu tempo. 11. Sensual.

Meter no fundo. 12. Festa ao ar livre, por ocasião de romaria.

Dar asas a. 13. Aditivo usado na preparação de determinados alimentos industriais para intensificar ou sugerir determinado sabor e/ou cheiro. Ódio.

14. Aquilo que o artífice produz. Instrumento semelhante a um dardo para pescar peixes grandes. Recitar.

VERTICAIS

1. Desuniu. Dignidade de duque. 2. Aqueles. Designa diferentes relações, como posse, matéria, lugar, proveniência (prep.). Citar a propósito.

3. Definhamento por falta de nutrição. Cortar com serra ou serrote. 4. Rua pequena. Pusera no devido tom. 5. Pancada dos equídeos com as patas traseiras. Emprego frequente de alguma coisa para satisfação de necessidades humanas. Indivíduo encarregado da educação doméstica de filhos de pessoa de grande tratamento. 6. Reaver. Sacerdote budista tibetano.

7. Ave parecida com a pomba. Molibdénio (s. q.). Pátria.

8. Que não tem nada no interior, escavado, vazio. Graceja. Cada um dos membros de um animal usados na locomoção.

9. Borracha (utensílio escolar). Vasilha geralmente de vidro, cilíndrica e de gargalo estreito.

10. Ter a natureza de. Designa afirmação (interj.). A maioria das pessoas. 11. Areal pedregoso. Cavar, escavar o interior da terra.

12. Conjunto de lâminas de madeira, metal ou plástico, colocado geralmente do lado de fora de janelas e portas, que serve para escurecer um espaço. Parte lateral do corpo humano, entre a cintura e a coxa. 13. Sacudiu. Contr. da prep. em com o art. def. a. A mim. 14. Tira de pano grosseiro. Incitar à prática.

PASSATEMPOS

pt-pt

2022-05-12T07:00:00.0000000Z

2022-05-12T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282458532552221

Cofina