Cofina

Angélico QUERIA SER PAI

Pode ter sido a última paixão do membro da boysband portuguesa, mas não se intitula a namorada oficial. Fala apenas do que tinham traçado como casal. Ah, e fala de Rita Pereira e arrasa Anita Costa, por se ter feito de viúva

TEXTO HUGO ALVES | FOTOS D.R. E INSTAGRAM

Afinal, a última namorada de Angélico Vieira não foi Rita Pereira nem Anita Costa. Foi Sofia Baltar, hoje com 33 anos. O cantor e ator tinha outro amor, que até recentemente se manteve em silêncio, mas que, depois de responder a algumas perguntas nas redes sociais – onde admitiu ter tido uma relação com a estrela dos D’ZRT –, decidiu contar tudo, em exclusivo à TV Guia, para “repor a verdade”. “Falei por impulso, depois de responder a umas perguntas no meu Instagram. Talvez precisasse de contar a verdade para fecharmos, eu e o Sandro, este capítulo da nossa vida!” Embora não se intitule a “namorada oficial”, a artista garante que o romance era “perfeito”,a ponto de falarem em filhos.

COMO TUDO COMEÇOU

Sofia Baltar conheceu Angélico “numa viagem Lisboa-Porto, na companhia da Anita da Costa e de uma amiga em comum, Margarida Moreira”. A atriz e cantora achou-o gentil, mas nada mais aconteceu. Contudo, no ano que antecedeu a sua morte, este não mais a largou. “Ele arranjou o meu contacto e tentou manter ligação comigo, via telefone. A insistência foi permanente, ao longo de um ano, sempre com recusa da minha parte, por respeito à Anita. Até que, um dia, o Sandro organizou uma saída com uma amiga minha, sem eu ter a mínima ideia de que ele estaria presente, e garantiu-me que não estava comprometido com ninguém. Mesmo assim, na altura, a minha resposta continuou a ser não.” Mas Sofia Baltar acabaria por ceder. Tudo aconteceu num restaurante em Lisboa, “reservado apenas para nós”, como acrescenta à nossa revista: “Nessa noite, beijámo-nos pela primeira vez e passeámos pelas ruas de Alfama, de mãos dadas. Desde esse momento, o Sandro e eu mantivemos chamadas diárias, dormíamos em minha casa, em Santa Apolónia, ou na dele.” Sofia garante que Angélico sempre foi “um verdadeiro cavalheiro” e que os dois se respeitaram até ao fim. “Nunca houve cobrança de nenhuma das partes.” No entanto, temendo represálias, em especial para a sua carreira, e não querendo ser conhecida “como a namorada do Angélico”, a atriz decidiu “manter o relacionamento em segredo”. “Muita gente sabia, mas da minha parte nunca houve confirmação de nada. Ele insistia que fossemos juntos a eventos. Recusei muitos, outros acordámos que chegaríamos separados e manteríamos descrição, até me sentir confortável com o que viria, depois de assumirmos.”

ACIDENTE E MÁGOA

Mas isso nunca acabou por acontecer. Em 25 de junho de 2011, deu-se a tragédia em Estarreja. Angélico Vieira sofreu um aparatoso acidente de viação, que culminaria com a sua morte, três dias depois. Tudo isso aconteceu quando o cantor começava a pedir a Sofia não só para assumirem o namoro como algo mais. “A pressão por parte dele para concretizar o sonho de ser pai começou a ser bastante ativa. O Sandro tinha a certeza de que eu era a pessoa certa! Obviamente, eu sentia medo, era nova para dar esse passo... Estava a entrar no mundo televisivo...” Angélico até queria nesse dia (a 25 de junho), em que vinha apresentar a Morangomania com os seus colegas dos D’ZRT, assumir a relação. A atriz, que era para estar no carro na fatídica viagem, acabou por não aceitar ir com o seu amor, temendo represálias de outros colegas. Preferiu ir com os pais. “Sabiam e receavam esta relação e, no final, posso concluir que os pais têm sempre razão!”, diz-nos Se Rita Pereira podia desconhecer todo este romance, Anita Costa... não. “Ela sabia que mantínhamos uma relação. Mandava recados pela Filipa Maia, que fazia parte do elenco, dizendo que tinha roupa em casa do Sandro e que eu poderia ser a ponte para ela reaver os seus pertences”, desvenda Sofia Baltar: “Portanto, aí posso concluir que não havia comunicação entre ela e o Sandro. Ele mesmo me dizia para a ignorar, que era uma miúda que o perseguia. Que insistia que mantivessem um relacionamento. O Sandro não confiava nela, pois sabia que a sua ambição era ser famosa a todo custo.”

NOVA TRAIÇÃO

A viver dias de euforia, com o sucesso alcançado na TVI e nos palcos, Angélico era muito assediado, e nem sempre foi fiel a Sofia Baltar “Houve uma noite em que eles [Anita Costa e Angélico] ficaram juntos. No dia seguinte, ele ligou-me logo pela manhã e confessou-me! Deixei de atender as suas chamadas e evitei encontros ao longo de dois meses. Mas, por fim, acabei por perdoar a traição”, conta a também cantora à nossa revista. A morte do cantor foi um rude golpe para Sofia, que sentiu culpa “por não ter cedido ao sonho dele: o de ser pai”. Isso, e o respeito pela dor dos pais, fez mantê-la em silêncio até agora. Mas, cansada de ver Rita Pereira e Anita Costa no papel das verdadeiras namoradas, quebrou a promessa feita. Com a estrela da TVI, tem respeito. “Acredito perfeitamente em tudo o que sentiu”, diz, sabendo que esta e Angélico “continuavam a falar e a desejar o bem um do outro”. Com Anita, tem desprezo: “Sim, porque ela fingiu ser a sua última namorada! Criou um enredo e fez de tudo para se vender.” Apesar destas relações opostas com as duas rivais, Sofia Baltar esteve com Rita Pereira, em All Together Now. A reação? “Cruzei-me com ela e não nos falámos.”

A ESCALDAR EXCLUSIVO

pt-pt

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/283523684046967

Cofina