Cofina

PALAVRAS CRUZADAS

HORIZONTAIS

1. O dia em que se está. Tipo de roupão que se usa por cima do vestuário para o proteger. Estabelecer comunicação entre. 2. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). Novilho de menos de um ano. Altar cristão.

3. Medida itinerária chinesa.

Lugar onde crescem cacaueiros. Desloca-se para fora.

4. Descorado. Margem elevada de rio. 5. Viga de ferro sobre a qual circulam as rodas de certos veículos. Peixe da família dos Escombrídeos, espécie de sarda.

6. Eiró. Contr. da prep. a com o art. def. os. Espécie de paio, para se comer cru. 7. Grande porção. Deuses protetores do lar e da família, entre os antigos Romanos.

8. Limalha. Exclamação que se usa para pedir a repetição de uma música ou da atuação de um artista ou o prolongamento de um espetáculo. 9. Tirado à força. Doçura (fig.). Substância utilizada para condimentar os alimentos. 10. Declaração escrita de se ter recebido alguma coisa. Manhosice (fig.). 11. Estrondear. Reaver. 12. Célula que resulta da fecundação dos gâmetas. Vileza. Molibdénio (s. q.). 13. Incógnita. Atuaram. Arsénio (s. q.).

14. Cheiro agradável. Guarnecer de asas. Nome da letra R.

VERTICAIS

1. Família de moluscos que tem por tipo o caracol comum. Manco. 2. Fazer previsões, geralmente de desgraças ou de coisas negativas. Igual, semelhante, parceiro. Mesquinho.

3. Jogo de cartas em que o ganho é para o parceiro que primeiro reúne um naipe completo. Que sabe a vinagre.

4. Impressão que as diferentes variedades de luz (diferentes comprimentos de onda de radiação eletromagnética visível) produzem nos órgãos visuais. Débil. 5. Valor intrínseco ou estimativo. Transferia para outro dia. 6. De duas cores. Obrigação. 7. Apertar com nó ou laçada. Debaixo de. Lírio.

8. Que te pertence. Órgão excretor que tem a função de formação da urina. Extraordinária. 9. Abanos (ant.). Tornar sereno. 10. Terreno onde crescem oliveiras. Língua dos Romanos, na Antiguidade.

11. Soltar balidos. Corda de reboque. 12. Pronunciar pelo nariz. Anuência. 13. Cólera.

Deseje. Dispor em camadas.

14. Parte inferior das plantas, que geralmente cresce na direção contrária à do crescimento do caule, com que elas se fixam ao solo e com que dele extraem água e sais minerais. Endurecimento mórbido dos tecidos.

PASSATEMPOS

pt-pt

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

2021-10-21T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/283158611826807

Cofina