Cofina

“O voluntariado é uma forma de devolvermos algo positivo à sociedade”

Muitos dos projetos de impacto social da empresa só têm sucesso por causa do trabalho e nobreza dos seus colaboradores.

Ovoluntariado assume um papel central nas diversas iniciativas do projeto EDP Y.E.S. Precisamente iniciativas são o que não falta neste programa, em áreas diversas e em diferentes geografias. A presidente da Fundação EDP e administradora executiva da EDP, Vera Pinto Pereira, aponta-nos alguns dos projetos que estão em ação neste momento.

O voluntariado tem sido um dos programas-bandeira da EDP na área da responsabilidade social nos últimos anos e é transversal a quase toda a estratégia do EDP Y.E.S. Que balanço faz desta atividade na última década?

O voluntariado cumpre objetivos muito importantes. É uma parte fundamental da forma como executamos muitos dos nossos projetos de impacto social. Nos projetos de eficiência energética, por exemplo, quem faz o diagnóstico de eficiência energética na casa das famílias que são intervencionadas são colaboradores EDP. Ou seja, a forma de conseguirmos aciotral nar muitos dos programas de impacto social é através da nossa população de voluntários. Por outro lado, acreditamos que o voluntariado é uma forma que os nossos colaboradores têm de devolver algo positivo à sociedade, uma parte importante do seu desenvolvimento pessoal.

No eixo das competências, um dos projetos em destaque é o Futuro Ativo Sines. O que representa este projeto para a EDP e como está a beneficiar as comunidades naquela região?

O encerramento da Central de Sines foi um momento marcante para a região, ao fim de 35 anos de ligação e grande proximidade com a comunidade. Mas, para a EDP, isso não significou o fim, mas sim o início de uma nova era, de um passo importante no necessário processo de transição energética. Foi nesse sentido que a EDP criou o Futuro Ativo Sines, logo após o encerramento da central, para apoiar a população local nessa etapa de transição. Esta iniciativa contou com a parceria de várias entidades locais e incluiu várias intervenções, como o lançamento de um programa de apoio a empreendedores (que ajudou a criar e capacitar novos negócios no território), a formação de ex-trabalhadores da cen

“A EDP tem apostado na educação através da promoção da aprendizagem e do diálogo sobre temas como sustentabilidade, emergência climática ou transição energética justa, dando assim ferramentas que ajudam a pensar o futuro. Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP e administradora executiva da EDP

em energias renováveis, a criação de um gabinete de apoio social, que ajudou na identificação de oportunidades de trabalho na região, entre outras iniciativas com impacto na comunidade.

Este projeto tem sido apontado a nível internacional, nomeadamente pelo Fórum Económico Mundial, como um exemplo a seguir em processos de transição energética, que envolvem a reconversão de antigas centrais termoelétricas em centros de produção de energia verde – é mais uma dimensão que demonstra como a EDP se envolve com as comunidades e assume a sua responsabilidade social e empenho numa transição justa que envolva todos.

A área da educação é outra das prioridades da estratégia de impacto social, com um foco muito especial nas escolas. O que está a EDP a fazer e quais as prioridades que estão definidas para o futuro?

Sensibilizar, alertar, informar: acreditamos que estes passos são fundamentais para formar as futuras gerações e prepará-las para um futuro que se quer mais seguro, mais inclusivo e mais sustentável. O futuro está nas suas mãos, mas também está nas nossas mãos garantir que os jovens têm acesso à melhor formação e informação para descobrirem, explorarem e aprenderem. É nesse sentido que a EDP tem apostado na educação através da promoção da aprendizagem e do diálogo sobre temas como sustentabilidade, emergência climática ou transição energética justa, dando assim ferramentas que ajudam a pensar o futuro.

Temos desenvolvido programas de educação em vários países. Em Portugal isso tem sido feito através do Circuito Elétrico na Central Tejo, no programa Conversas com Energia, da Fundação EDP, que promove encontros de alunos e figuras públicas que ajudam a explorar e debater o que se passa no mundo e a antecipar as tendências. Outro programa é o Partilha com Energia.

Já no Brasil levamos a energia e a sustentabilidade às salas de aula, com o EDP nas Escolas, que no último ano impactou cerca de 12 mil alunos e mil professores de redes municipais.

Desporto

pt-pt

2023-03-16T07:00:00.0000000Z

2023-03-16T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282961044364165

Cofina