Cofina

Realeza

Por causa de escândalos, o neto de Juan Carlos refugiou-se em Abu Dhabi, onde tem casa e emprego de luxo. Mas ele só pensa em voltar para Madrid.

Por Sónia Bento

Neto de Juan Carlos refugia-se em Abu Dhabi com o avô

Sozinho a assistir ao World Padel Tour, em Abu Dhabi, Froilán parecia aborrecido, como descreveu a imprensa espanhola. O sobrinho do Rei Felipe VI, filho mais velho da infanta Elena e de Jaime de Marichalar, sempre foi o mais espontâneo, rebelde, carismático e politicamente incorreto da família real espanhola – e por isso muito perseguido pela imprensa del corazón. Tanto assim é que Felipe Froilán, de 24 anos, depois de se ter envolvido mais uma vez em escândalos, teve de se afastar do foco mediático, “exilando-se” nos Emirados Árabes, junto do avô, Juan Carlos.

Há pouco mais de um mês no Golfo Pérsico, Froilán ainda não conhece ninguém, tem saudades dos amigos, dos jogos do Real Madrid, clube de que é fanático, e das touradas. Só pensa em regressar a Espanha e já terá implorado à mãe para o “tirar do castigo”, prometendo mudar de comportamento. No verão passado, o neto preferido do Rei emérito festejou o seu aniversário, a 17 de julho, na discoteca Opium, em Marbella, onde houve tiros que resultaram em cinco feridos. No dia seguinte os jornais noticiavam: “Neto de Juan Carlos apanhado em tiroteio.” Em novembro, Pipe, como lhe chamam em casa, viu-se envolvido numa rixa com armas brancas, à porta da discoteca Vandido, em Madrid. Quando a polícia chegou, já se tinha metido num táxi para acompanhar um amigo ferido ao hospital. E no início de fevereiro, depois de quatro noitadas consecutivas, foi identificado pela polícia numa after party ilegal, onde as autoridades encontraram substâncias ilícitas.

Salário de 6 mil euros

Farto de ver o sobrinho – que deixou de ouvir os seus conselhos – a ser notícia pelos piores motivos, Felipe VI terá pressionado a irmã a encontrar uma solução. A infanta Elena falou com o pai, Juan Carlos, sobre a possibilidade de receber Pipe em Abu Dhabi. O Rei emérito, de 85 anos, concordou, desde que o neto não perturbasse a tranquilidade da sua rotina. O avô usou os seus contactos para lhe arranjar um emprego na petrolífera ADNOC, que pertence ao sultão Ahmed al-Jaber, seu amigo íntimo. Segundo o site Vanitatis, Froilán ocupa um lugar de executivo com um salário de 6 mil euros, apesar de não ser qualificado para o cargo, já que não terminou o curso de administração de empresas. Está instalado num apartamento, numa das zonas mais exclusivas da cidade, pago pela ADNOC, faz um horário de oito horas e passa despercebido entre os colegas. Felipe Juan Froilán de Todos

FROILÁN AINDA NÃO CONHECE NINGUÉM, TEM SAUDADES DOS AMIGOS, DO REAL MADRID E DAS TOURADAS

Los Santos de Marichalar y Borbón – que ganhou a alcunha de Felipe Froilán de “Todos los Antros”, por andar de festa em festa – não tem, para já, vida social. Em Abu Dhabi não há tantas discotecas e clubes noturnos, o que limita a possibilidade de ele passar a linha vermelha. Aliás, as regras são bastante rígidas: mostrar-se embriagado em público pode dar prisão e expulsão imediata do país. Froilán – que sempre odiou ser fotografado e quando vê um repórter a apontar-lhe a objetiva, faz-lhe um manguito – livrou-se da perseguição da imprensa, já que nos Emirados os paparazzi são proibidos.

Neto e sobrinho de reis, Felipe Froilán goza do estatuto de “Grande de Espanha” e ocupa o quarto lugar na linha de sucessão ao trono, atrás da mãe e das infantas Leonor e Sofia. Mas desde que o tio foi coroado, em 2014, deixou de andar com guarda-costas (privilégio que perdeu por já não ser neto do Rei) e a ter mais liberdade. Aos 15 anos, durante as férias de verão, Pipe causou polémica ao lançar-se na aventura de ser relações públicas da discoteca Joy Eslava, em Madrid.

O neto mais velho dos Reis D. Juan Carlos e D. Sofia sempre foi conhecido pelo caráter rebelde. A sua primeira travessura foi no dia do casamento de Felipe e Letizia, em que ele, então com 5 anos, vestido de pajem, deu um pontapé a uma das primas. Em 2011, aos 13 anos, todas as atenções recaíram sobre Froilán por causa de mais uma das suas diabruras, que podia ter tido consequências graves. Disparou uma espingarda de calibre 36, acertando no próprio pé, enquanto praticava tiro na propriedade da família paterna, em Garray, Soria.

Nunca foi bom aluno e no colégio Santa Maria del Pilar, em Madrid, era mesmo um dos piores. Tinha negativas a tudo menos a ginástica e a inglês. Foi enviado para internatos tanto em Inglaterra como nos EUA, e nos últimos anos frequentou a The College of International Studies, na capital espanhola. Quando andava na universidade, ele e o seu grupo de amigos frequentavam o Bingo Canoe, a sala de jogos mais popular da cidade. O sobrinho do Rei foi notícia quando ele e os colegas foram roubados em 1.400 euros, dinheiro que levavam para jogar.

A relação mais séria de Froilán foi com Mar Torres, uma influencer de 24 anos, que é neta de Tomás Fuertes Fernández, fundador dos enlatados El Pozo e um dos homens mais ricos de Espanha. Conheceram-se no colégio SAFA de Sigüenza, em Guadalajara, em 2014, e começaram um namoro intermitente, que terminou no fim de 2021, por causa da proximidade de Pipe com Belén Perea, modelo e influencer, de 25 anos, que foi despedir-se dele ao aeroporto de Madrid, na sua partida para Abu Dhabi. ●

Protegido

Os castigos da infanta Elena nunca travaram o destemido Froilán, que sempre se sentiu protegido pelo avô

Sumário

pt-pt

2023-03-16T07:00:00.0000000Z

2023-03-16T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282840785279877

Cofina