Cofina

As fortunas das ex-colónias

Editor-executivo Carlos Torres

Após meia hora de conversa com Francisco Guedes, a redatora principal Ana Taborda perguntou ao empresário se ele não tinha fotos do pai, o famoso Farrobilha Guedes, que fez fortuna em Luanda e comprou um Jaguar amarelo – quando falou com a SÁBADO, Francisco, que manteve sempre a empresa do pai, os Frigoríficos Polo Norte, estava de férias em Portugal. “Tenho as fotografias num cofre em Angola”, explicou. Para chegar às histórias que pode ler nesta edição, sobre os grandes empresários que enriqueceram nas ex-colónias africanas, a repórter contactou dezenas de pessoas. Ao falar com José Marques Leandro, de 93 anos, que foi presidente da câmara de Nova Lisboa, aconteceu-lhe um episódio caricato: a cadeira em que estava sentada partiu-se e caiu. “Já não estava nas melhores condições”, comentou Marques Leandro, que mais tarde, num email, reforçou: “Não aceite cadeiras instáveis!!!”

B A casa amarela do Taskmaster

A mansão do concurso da RTP Taskmaster, que volta aos ecrãs para uma segunda temporada no sábado, dia 18, está bem escondida. Localizada em Foros de Amora, Seixal, é preciso atravessar um parque industrial antes de chegar à quinta onde Toy, Inês Aires Pereira, Gilmário e Jessica Athayde realizam as provas engendradas por Vasco Palmeirim e Nuno Markl. Os repórteres da SÁBADO, Susana Lúcio e Rui Minderico, tiveram dúvidas quando entraram pelo portão e conduziram por um eucaliptal cerrado, até se depararem com a casa amarela. Só quando um homem, com uma perche de microfone na mão, atravessou um pátio, tiveram a certeza de que era o local certo. Toy já tinha terminado uma prova e Inês Aires Pereira estava a iniciar a sua. Alguns desafios duram 30 minutos e o tempo parece demorar a passar – a edição final torna as provas mais dinâmicas. “Quantos minutos faltam?” é a pergunta que mais se ouve por parte dos concorrentes.

B O sucesso de Diogo em Berlim

A viver na Alemanha, o jornalista Tiago Carrasco até já tinha visto os horários dos comboios para se deslocar até Berlim, mas a conversa com Diogo Leite teve de ser feita por videochamada. Nada que surpreenda. Afinal, o Union Berlin, a equipa-sensação da Liga alemã (segue no 3º lugar, apesar do baixo orçamento), está a competir em todas as frentes (incluindo a Liga Europa) e não foi fácil para o defesa central português arranjar algum tempo livre. O jogador falou entre o treino e as aulas de alemão que está a frequentar e contou os segredos de um clube que tem nos adeptos o principal ativo – até reconstruíram o estádio com as suas próprias mãos. Emprestado pelo FC Porto, Diogo Leite abordou ainda o jogo dos dragões com o Sp. Braga (esteve nos minhotos na última época), no próximo domingo, uma autêntica final na luta pelo 2º lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões. ●

Opinião

pt-pt

2023-03-16T07:00:00.0000000Z

2023-03-16T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281651079338885

Cofina