Cofina

ESTRADA NACIONAL 2 CONTINUAMOS A FAZER-NOS À ESTRADA

Percorrer o melhor de Portugal de lés a lés é a proposta da estrada mais famosa do País – e do programa “Nacional 2 – Mais do que uma estrada”. As viagens são muitas, as aventuras ainda mais. Na terceira etapa desta rota, deixamos o Norte, sem perder o Norte. Partimos à descoberta de dois municípios no centro do País: Castro Daire e São Pedro do Sul.

É um País diversificado, este nosso jardim à beira-mar plantado. Também é isso que torna Portugal um verdadeiro tesouro. O património é interminável e as maravilhas e surpresas teimam em espreitar em cada terra, a cada recanto que surge pelo caminho da Estrada Nacional 2. Uma estrada, vários sentidos

Percorrer a Estrada Nacional 2, essa coluna dorsal do interior do País, é viver e valorizar o que de melhor tem para mostrar cada um dos 35 municípios que a compõem. São 739 quilómetros (e 260 metros, para ser precisos) de paisagens que revelam ser tão ricas quanto variadas. De serras e extensas planícies a riachos escondidos, passando por vastos espelhos de água, recantos únicos e cidades onde o património, riquíssimo por sinal, é digno de ser contemplado. A abundante diversidade dos mais distintos cenários obriga (no bom sentido, claro) a não adiar mais esta aventura. Por isso, decidimos continuar a fazer-nos à estrada.

Pode parecer que não é assim tanto, mas é a terceira maior estrada do mundo, só atrás dos 5.194 quilómetros da Ruta 40 na Argentina e dos 3.939 quilómetros da route 66, nos Estados Unidos. Abrange uma vizinhança populacional de mais de 689 mil habitantes, atravessa 11 rios e percorre 11 serras e, para quem gosta de curvas e contracurvas (mas também há retas!), a Nacional 2 tem-nas para dar e vender.

Um regalo para os sentidos

A Rota da Estrada Nacional 2 pode ser considerada a maneira mais pura de conhecer Portugal, na sua diversidade, cultura, paisagem, demografia, gastronomia e património, reconhecidos mundialmente. Mas as benesses desta estrada não se ficam por aqui. Este é um passeio que promete aguçar todos os sentidos: os olhos, porque a beleza é garantida; o paladar, naturalmente, ou dúvidas houvesse relativamente à riqueza da gastronomia portuguesa; até a audição se sentirá agradecida — afinal os sons da natureza podem ser os mais bonitos (e relaxantes) do mundo.

É uma viagem que promete, em todos os sentidos, e que pode ser feita à medida de cada um: de carro, de mota ou de bicicleta para os mais aventureiros ou a pé, para os corajosos. O importante é ir.

Partir com ou sem plano

Vale a pena investir em alguma preparação, mas para isso estamos cá nós. Assim, quando viajar (não virtualmente) já tem um bom ponto de partida. Pode optar por fazer o percurso de Chaves a Faro ou o inverso. Escolhemos o primeiro, começando no quilómetro zero.

Também convém partir do princípio de que não vai ser possível ver tudo e que dificilmente cumprirá mesmo à risca o itinerário que predefiniu. A Rota da Estrada Nacional 2 tem destas coisas: muitas surpresas.

E lembre-se: há muitos carimbos para registar no seu Passaporte

É sempre bom guardar momentos mágicos através de fotos ou vídeos, mas pode ser ainda melhor fazê-lo no Passaporte Rota da Estrada Nacional 2. Um comprovativo da prova superada e um souvenir que mais tarde vai gostar de recordar. Nele poderá encontrar um pequeno mapa da rota e colecionar carimbos de cada um dos 35 municípios, que podem ser feitos em variados locais ao longo do percurso, como postos de turismo, cafés ou alojamentos. O Passaporte está à venda nos postos de turismo e nas câmaras municipais.

Com seis carimbos já feitos, prosseguimos viagem rumo a Castro Daire e São Pedro do Sul.

gps | C - Studio

pt-pt

2022-08-11T07:00:00.0000000Z

2022-08-11T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/283558044362564

Cofina