Cofina

Música O regresso do rei do hip-hop e outros cinco grandes lançamentos

Após cinco anos de espera, Kendrick Lamar volta com um novo álbum duplo de originais: Mr. Morale & the Big Steppers sai esta sexta.

Por Pedro Henrique Miranda

ESTAVA NO PICO da montanha mais alta da indústria. Depois de uma admirável sequência de álbuns em que demonstrava uma habilidade sem igual, Kendrick Lamar sagrara-se, indiscutivelmente, um dos mais relevantes nomes do hip-hop mundial, e, discutivelmente, sucessor de Tupac como figura maior do género. Aos 29 anos, provara ter o talento, a técnica, a notoriedade e, talvez acima de tudo, a consciência social para ser o líder que a sua geração buscava, mas justamente quando nos habituávamos a vê-lo nessa posição, respondeu-nos com silêncio.

Não um silêncio total, diga-se: no ano seguinte a DAMN. (2017), que, se dúvidas restassem, o coroou definitivamente, produziu a banda sonora do filme Pantera Negra, em que surge em três canções. Seria a última vez em três anos que o ouviríamos em qualquer canção – uma repetição do padrão do rapper, especialmente protetor da sua esfera privada, de se isolar do espaço público entre projetos artísticos.

Não esteve parado, no entanto: no mesmo ano, fez uma participação especial num episódio da série Power, de 50 Cent; em 2020, fundou a PGLang, uma empresa multidisciplinar que abrange “música, cinema, televisão, arte,

Aos 29 anos, Kendrick provou ter o talento, a técnica, a notoriedade e a consciência social para ser o líder da sua geração. Aos 34, dá continuidade ao trabalho com um disco duplo

livros e podcasts”; e, no ano passado, numa carta pública aos fãs, levantou o véu do que andava a fazer, incluindo “passar a maior parte dos dias com pensamentos fugazes”, “estar meses sem um telemóvel” e “produzir o seu último álbum da TDE” – a Top Dawg Entertainment, que o revelou quando tinha apenas 16 anos, e o elevou ao estrelato através do álbum de estreia, Section.80 (2011), editará também o novo registo.

Prometia ser uma despedida emotiva, mas antes ainda surgiu com destaque em The Melodic Blue (2021), o disco de estreia do seu primo, Baby Keem, causando ondas com o single Family Ties, vencedor de Grammy. Só a três semanas da chegada do disco chegou a confirmação da data do lançamento, 13 de maio, e do nome, Mr. Morale & the Big Steppers – à data de fecho desta edição, tudo o que sabemos sobre o disco, fora uma fotografia partilhada por Kendrick que sugere tratar-se de um álbum duplo.

É seguro, no entanto, esperar uma continuação do trabalho feito até agora: uma mescla dos hinos de pista de dança de good kid, m.A.A.d city (2012), a densidade narrativa e jazzística de To Pimp a Butterfly (2015) ou a raiva e contemporaneidade de DAMN. estarão, sem dúvida, entre os pontos fortes de um disco que promete ser um novo marco no hip-hop. ●

Sumário

pt-pt

2022-05-12T07:00:00.0000000Z

2022-05-12T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/283012583333170

Cofina