Cofina

QUANDO A POESIA NOS ENTRA PELOS OLHOS

João Botelho vai muito além da biografia em Um Filme em Forma de Assim, sobre Alexandre O’Neill.

Por André Santos

DESDE QUE adaptou em 2008 o romance de Agustina Bessa-Luís, A Corte do Norte, que João Botelho se tem dedicado quase exclusivamente a viajar por universos literários portugueses. Tem seguido abordagens e estilos diferentes nesta missão, bem como alguma coragem, atirando a obras que diriam impossíveis de filmar, como O Livro do Desassossego, do heterónimo pessoano Bernardo Soares, em Desassossego (2010).

O novo Um Filme em Forma de Assim, que esta semana estreia nos cinemas, é uma viagem pelo universo de Alexandre O’Neill, onde o realizador mistura linhas estéticas de outras obras suas – do jogo matreiro do artifício do cinema de Os Maias – Cenas da Vida Romântica (2014) à simbiose entre a biografia e o autor representado, do tal Desassossego ou de O Ano da Morte de Ricardo Reis (2020).

Botelho e Alexandre O’Neill foram vizinhos no Príncipe Real e o realizador até lhe pediu emprestado o título de Um Adeus Português (1986). Não admira que, em Um Filme em Forma de Assim,a vida do poeta exista nas ruas do Príncipe Real, mas num cenário montado num armazém em Azeitão (também usado em Os Maias), que serve na perfeição esta obra híbrida entre a biografia, o musical e uma espécie de happening filmado.

João Botelho construiu a vida de O’Neill com a ajuda da biógrafa Maria Antónia Oliveira e criou uma existência possível para o poeta no cinema, a partir dos seus textos, hábitos, relações/mulheres, hobbies e do Portugal da época.

Pelo tema, vida e palavras de O’Neill, Um Filme em Forma de Assim concretiza a vontade libertária de poder ser aquilo que se quiser. Algo que se ajusta ao facto de ter sido pensado e realizado durante a pandemia, esta espécie de biografia do autor de Sigamos o Cherne! vê-se também como uma vontade de sair de dois anos de confinamentos, máscaras e demais limitações.

Além de O’Neill, João Botelho também aproveitou a pandemia para fazer outro filme sobre outra figura importantíssima do século XX português, Álvaro Cunhal. O Jovem Cunhal foi apresentado há cerca de uma semana no IndieLisboa, mas só chegará às salas depois do verão. ●

Cinema

pt-pt

2022-05-12T07:00:00.0000000Z

2022-05-12T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282943863856434

Cofina