Cofina

Gourmet O que vai poder provar no novo festival gastronómico do Alentejo

A 14 e 15 de maio, o novo festival gastronómico Soil to Soul junta chefs como Marlene Vieira e Vítor Adão à preocupação ambiental e à animação cultural.

Por Milene Matos Silva

AO LONGO do fim de semana, no castelo na vila de Alandroal, os chefs de cozinha Marlene Vieira, José Júlio Vintém, João Sá, Jossara Martins, Lídia Brás, Vítor Adão e Mateus Freire vão confecionar pratos tradicionais portugueses, com base em ingredientes alentejanos de natureza sustentável, nomeadamente o peixe do Alqueva, que banha a região, ou a bolota.

O desafio será criarem menus com produtos que respeitam o solo e que chegam ao consumidor de forma sustentável, num conceito de “portabilidade”, que promova a “facilidade de comer, mas com base na cultura gastronómica portuguesa”, como refere Paulo Amado, das Edições do Gosto, a empresa que, em parceria com José Júlio Vintém, está encarregada da curadoria deste projeto internacional ancorado no lema “Somos o que comemos”, que este ano se estreia em Portugal.

Além da gastronomia, o Soil To Soul contará também com conversas em torno da alimentação sustentável, uma mostra de produtores locais e animação musical: os Best Youth tocam no sábado, seguidos do DJ Pedro Ramos (Rádio Futura) e Benjamim apresenta a sua pop analógica no domingo, seguido do DJ RAI (Incógnito, Lisboa).

Depois da primeira edição em Zurique, na Suíça, em 2020, o evento foi trazido para Portugal por Anna e David de Brito, um casal de empresários que, com Thomas Sterchi, adquiriu uma propriedade de 562 hectares no Alentejo, criando a Terramay, uma quinta autossustentável de agricultura regenerativa e pro

“É possível sensibilizar as pessoas para a agricultura regenerativa. Se os solos forem bem trabalhados, conseguimos obter produtos mais benéficos para a saúde”

moção de um sistema alimentar saudável, onde não entram pesticidas.

Produzido pela sua equipa e pelos mentores de Zurique, com apoio da câmara do Alandroal, o Soil to Soul pretende dar a conhecer o que de melhor e mais sustentável se faz na região. “A aposta neste evento assenta na característica do concelho que tem um elevado índice de produção biológica. O Alandroal quer cada vez mais afirmar-se como destino sustentável a todos os níveis”, afirma o presidente da câmara, João Grilo.

A abertura de portas é logo às 10h, com a intenção de “envolver as escolas”, como explica Anna de Brito. “Tentamos envolver toda a comunidade local, porque este é um evento de cariz pedagógico”, acrescenta: “Queremos também atrair pessoas de outros locais, de forma a dar a conhecer esta região e divulgar as práticas de alimentação saudável, respeitando o que a terra nos dá. Acreditamos que é possível sensibilizar as pessoas para a agricultura regenerativa e a produção de alimentos mais puros e com mais sabor, que é a essência do nosso trabalho. Se os solos forem bem trabalhados, conseguimos obter produtos mais benéficos para a saúde. É esta mensagem que queremos transmitir nestes dois dias de viagem pela natureza e pela gastronomia.”

O encerramento é às 20h, mas a organização fornecerá um guia de restaurantes locais, para explorar mais tarde. ●

Sumário

pt-pt

2022-05-12T07:00:00.0000000Z

2022-05-12T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282879439346994

Cofina