Cofina

Requalificar para não perder o comboio

A constante mudança no mundo laboral, acelerada pela pandemia, levou à cada vez maior aposta em novos conceitos como reskilling, automação ou flexibilidade

Eduardo Caria, responsável pela área de Transformação e Eficiência do Grupo Ageas Portugal

OO mundo do trabalho está em constante mudança, nomeadamente, devido à propagação da pandemia de Covid-19 que veio acelerar essa transformação. O estudo “Global Intelligent Automation 2020”, da consultora Deloitte, concluiu que cerca de 73% das organizações em todo o mundo recorreram a tecnologias de automação, face a 58% em 2019. O mesmo estudo demonstra a “automação como serviço”, com recurso à tecnologia cloud, como sendo um instrumento-chave para a escalabilidade e para reduzir o impacto da pandemia por Covid-19. Adicionalmente, o estudo, indica também que a combinação da automação robótica com tecnologias de inteligência artificial e de gestão de processos, entre outras, permitirá às empresas reimaginar os seus processos e negócios. No mesmo inquérito realizado pela Deloitte, a mais de dez mil trabalhadores de vários países europeus, cerca de 80% dos inquiridos experienciaram pelo menos uma mudança na sua vida laboral durante a pandemia e, cerca de 40%, nunca tinham trabalhado remotamente antes do período pandémico. De acordo com a Deloitte, na Europa, mais de 100 milhões de trabalhadores mudaram para trabalho remoto, sendo que 45 milhões o fizeram pela primeira vez.

No estudo “Flexible Work 2021”, a empresa de gestão de ativos Mercer avança que, 75% das empresas em Portugal pretendem implementar o trabalho remoto híbrido e, mais de 70%, pretende implementar um regime de horário flexível. De acordo com a Mercer, cerca de 80% das organizações consideram que a produtividade em trabalho remoto se manteve e as restantes 20% consideram que esta aumentou.

Em Portugal, o recurso à automação também já começa a ser uma realidade. Os números do estudo da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e da Nova SBE, “O Futuro do Trabalho em Portugal: O Imperativo da Requalificação”, demonstram que 50% do tempo despendido nas atividades de trabalho existentes pode ser automatizado com a tecnologia já existente, um valor que pode subir para 67% até 2030. Os autores do estudo admitem que Portugal tem um potencial de automação relativamente elevado devido à alta concentração em atividades de trabalho repetitivo em vários setores. Assim, prevê-se que 26% do potencial de automação seja adotado até 2030, eliminando 1,1 milhões de postos de trabalho. As perdas de emprego nos setores de manufatura e comércio representam 40% do total de postos de trabalho eliminados. E refere que 75% das perdas de postos de trabalho relacionadas com a automação estarão concentradas em ocupações com tarefas altamente repetitivas ou ambientes previsíveis, como a operação de máquinas, atividades de suporte de escritório e interação com o cliente. No entanto, nem tudo é negativo, uma vez que, de acordo com a CIP e a Nova SBE, entre 600 mil e 1,1 milhões de novos empregos também poderão ser criados devido à combinação de automação e crescimento económico. Neste cenário, a expetativa é que os ganhos de emprego venham, sobretudo, dos setores de assistência social e de saúde, serviços profissionais, científicos e técnicos e da construção. Ganhar novas competências está também na ordem do dia. De acordo com dados de 2020, divulgados pelo World Economic Forum sobre o futuro do emprego, estima-se que 50% de todos os trabalhadores vão precisar de requalificação até 2025. Isto porque se prevê que a tecnologia digital, a automação e a robotização venham a extinguir vários postos de trabalho. Face a este cenário, o reskilling (requalificação de competências, capacidades e conhecimentos já existentes) e o upskilling (aquisição de novas competências e capacidades) são conceitos que já fazem parte do dia a dia corporativo.

O estudo “Flexible Work 2021”, avança que 75% das empresas em Portugal pretendem implementar o trabalho remoto híbrido, e mais de 70% o horário flexível.

C- Studio S

pt-pt

2022-01-20T08:00:00.0000000Z

2022-01-20T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/283549454024978

Cofina