Cofina

MONÓLOGOS DA VAGINA

“A PEÇA É FEMINISTA, mas não um ataque aos homens”, assegura à SÁBADO Paulo Sousa Costa, encenador da versão de Monólogos da Vagina em cena no Politeama depois de a sua Yellow Star Company ter sido expulsa do Teatro Armando Cortez, onde trabalhou seis anos com lotações esgotadas. Foi “uma injustiça”, mas há males que vêm por bem: a sala de La Féria, na baixa lisboeta, “além de linda e bem localizada, tem uma mística especial, onde se respira teatro”.

Teresa Guilherme, Sofia de Portugal e Marta Andrino formam o novo elenco da peça, que nasceu em 1996 como um monólogo de Eve Ensler e chegou pouco depois a Portugal, com Guida Maria. Entretanto a autora decidiu que o texto seria repartido por três atrizes, de diferentes idades, em nome da diversidade dos casos reais (a partir de entrevistas) que conta. “Essa veracidade é o segredo do seu sucesso”, diz Paulo.

Abre em tom de comédia, a desfiar a gíria em torno do órgão sexual feminino – de grelo a bacalhau – e garante “sorrisos e gargalhadas”, mas também aborda temas sérios, uns mais cómicos que outros: “Há uma história de mulheres violadas na Bósnia, por exemplo, que é só para escutar e refletir. Outras, mesmo incluindo maus tratos, como a da senhora que diz que ‘não ia lá abaixo desde 1953’ ou a do homem zangado com a mulher que teve um orgasmo húmido nos estofos do seu carro novo, podiam não ter graça à partida, mas são narradas de forma divertida, evitando contudo a brejeirice. A peça mantém sempre a elegância.”

O resultado é uma exaltação do chamado “sexo fraco”, que sai do teatro a sentir-se forte: “Estas mulheres dão a volta por cima, ficam em vantagem sobre os homens, mesmo os que lhes fizeram mal… e eles levam as lições para casa.” W

Abre em tom de comédia, a desfiar a gíria que batiza o órgão sexual feminino – de grelo a bacalhau – e garante “sorrisos e gargalhadas”, mas também fala de assuntos sérios

Teatro

pt-pt

2021-09-23T07:00:00.0000000Z

2021-09-23T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/283240216150702

Cofina