Cofina

OS PAPA-GIVEAWAYS NO INSTAGRAM

Dina ganhou um iPhone 12, Inês um biquíni de marca, e Fábio trocou o prémio por 800 euros em dinheiro. Os sorteios do Instagram são a nova febre virtual.

Por Sónia Bento

Os giveaways proliferam nas páginas dos influenciadores. Sorteiam iPhones, motas, viagens e até kits de branqueamento dentário

Quando recebeu a mensagem no Instagram a anunciar que tinha sido a vencedora do sorteio de um iPhone 12, Dina Teixeira ficou desconfiada. Já não se lembrava de ter participado, semanas antes, no giveaway na página da influencer Vanessa Martins. A farmacêutica, de 34 anos, costuma participar em vários sorteios, até lhes perde a conta. Já tentou a sorte para ganhar estadias em hotéis em Portugal, produtos de maquilhagem ou vouchers para marcas de moda, mas nunca tinha recebido nada. “Gosto de participar e como há tantos passatempos é fácil esbarrar com eles. Vi o sorteio do iPhone 12 e, como era só identificar um amigo e seguir uma página que estava indicada, candidatei-me”, revela à SÁBADO. E acrescenta: “Quando contei ao meu namorado, ele fez o cálculo das probabilidades, que eram baixas.” Ao fim de dois ou três dias, o prémio chegou a casa de Dina, na Marinha Grande, via CTT.

As redes sociais, principalmente o Instagram, estão inundadas destes sorteios, que têm como estratégia conseguir mais seguidores, tanto para as marcas como para os influencers que os divulgam. Os chamados giveaways dão oportunidade de ganhar os mais variados artigos, que vão desde ténis de marca a kits de branqueamento dentário, passando por iPads, iPhones, AirPods, viagens, motas, consolas de jogos, produtos de cosmética ou vouchers para gastar em lojas.

Concorrer sem grande fé

Inês Melo, de 24 anos, não perde um giveaway, sobretudo de produtos de cosmética e maquilhagem. Mas o primeiro prémio que recebeu foi um iPhone 12, na página de Carolina Carvalho. O desafio era simples: bastava seguir o perfil da atriz e de uma app de pagamentos, identificar um amigo nos comentários e fazer like naquela publicação. Sete dias depois, quando o concurso terminou, Inês Melo recebeu uma notificação no Instagram a anunciar que tinha vencido. “Costumo habilitar-me, mas sem grande fé. Quando soube que tinha ganho, fiquei incrédula e liguei à minha irmã. Várias pessoas já me disseram para jogar no Euromilhões”, conta.

Quanto melhor for o prémio, mais participantes atrai, caso dos

CAROLINA PATROCÍNIO É UMA DAS RAINHAS DOS GIVEAWAYS. NUM DELES TEVE 140 MIL CANDIDATOS

smartphones, mas há sorteios de artigos mais baratos com igual procura. A tiktoker Constanza Ariza ofereceu um biquíni e teve quase três mil comentários. Luísa Monteiro, de 17 anos, foi a vencedora. “Concorro a montes de coisas, desde material escolar a produtos de beleza, tudo! E foi a primeira vez que ganhei”, revela à SÁBADO a estudante da Figueira da Foz. E acrescenta: “Algumas amigas até se chateiam comigo por estar sempre a indicar o nome delas.”

Carolina Patrocínio é uma das rainhas dos giveaways. Sempre que

“CONCORRO A MONTES DE COISAS, DESDE MATERIAL ESCOLAR, MAQUILHAGEM, IPHONES, TUDO!”

divulga a oferta de um produto ou de vouchers para gastar em lojas de marcas, tem milhares de participantes. No último dia 16, lançou um sorteio de 10 cartões da Zara, cada um no valor de €100, e teve uma das maiores adesões. O prazo era até ao dia 22, e ao fim de cinco dias os candidatos já eram mais de 140 mil.

Também existem páginas exclusivas de giveaways no Instagram. Tiago Pinho, de 24 anos, costuma inscrever-se em vários concursos, desde cadeiras gamings a motas. Nunca ganhou nada, até ao dia em que recebeu um iPhone 12. Desempregado, preferiu vender o aparelho e ficar com dinheiro: 800 euros. Até fez um vídeo, com as notas do prémio. Também Leonardo Gomes concorreu a um iPhone 12, mas não foi o escolhido. Mais sorte teve quando se inscreveu para um sorteio de uma estada num alojamento rural, na costa alentejana. O cabo-verdiano, de 24 anos, estudante de Medicina, diz que ainda não usufruiu do fim de semana por estar fora de Portugal. “Sempre que vejo um sorteio que me agrade, participo. Não custa nada tentar...”, diz à SÁBADO.W

Sumário

pt-pt

2021-09-23T07:00:00.0000000Z

2021-09-23T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282836489224878

Cofina