Cofina

O regresso de Velocidade Furiosa, antes da ida a Cannes

A pandemia atrasou a estreia de Velocidade Furiosa 9, mas o franchise regressa esta semana às salas de cinema portuguesas. Vin Diesel e os amigos voltam e, desta vez, até vão dar uma volta a Cannes.

Por André Santos

no mundo se dá ao luxo de escolher como cena inicial uma corrida de Nascar que, no meio da tensão, deixa escorregar duas ou três frases com valores familiares.

Velocidade Furiosa 9 tem o baralho todo da saga: a estrutura mais do que batida dos cinco filmes anteriores (quando se virou para a ação pura e dura), frases diretas e feitas, a churrascada boa onda no fim, personagens novas que justificam que a coisa ande para a frente e momentos irreais (desta vez leva-se um carro ao espaço).

A fórmula sofre sempre ligeiras alterações e o nono capítulo não é exceção: nota-se o desejo de se mostrar mais na vertente de espionagem que na de ação. E há outra novidade: até o Festival de Cannes se rendeu aos encantos do franchise porque

Velocidade Furiosa 9 terá presença na edição deste ano.

Justin Lin regressa à realização. Ele que levou a série para Tóquio no terceiro capítulo e reformulou todo o conceito inicial de Velocidade Furiosa,éo mesmo que no filme seguinte percebeu que o exagero misturado com a febre/saudades dos filmes clássicos de ação e um trabalho fino entre o bom e o mau gosto seriam uma fórmula de sucesso.

É assim que se cria um franchise onde não se estranha a presença de Helen Mirren, que Charlize Theron seja uma vilã, Dwayne Johnson e Vin Diesel não sejam presenças que ocupam em demasia o ecrã e que personagens femininas regulares, interpretadas por Jordana Brewster, Michelle Rodriguez e, mais recentemente, Nathalie Emmanuel, tenham sempre grande presença.

Cabe tudo em Velocidade Furiosa. O conceito de família é basilar e ocupa muito espaço. É com isso em mente que se inicia este capítulo: a corrida de Nascar termina com a morte do pai de Dominic Toretto (Vin Diesel). Os primeiros minutos são a reunir a equipa para uma missão e em menos de 10 – com muita conversa sobre a família – já se está noutro país e há uma revelação: Toretto tem um irmão, Jakob, interpretado por John Cena. Jakob será um dos vilões deste capítulo (há ainda o filho de um ditador e Theron está de regresso), um ex-espião que quer mostrar ao mano mais velho que também sabe fazer uma coisa ou outra.

As duas horas seguintes incluem muitas viagens pelo mundo, revelações que se estava mesmo a ver que iam acontecer e revelações que estavam à espera do enredo certo para acontecerem. Assim, Velocidade Furiosa continua indestrutível ao nível de entretenimento avulso, sem preconceitos ou limites do que pode fazer para esticar a corda. W

Helen Mirren, Charlize Theron, Dwayne Johnson, Vin Diesel, Jordana Brewster e Michelle Rodriguez compõem um elenco de luxo

Sumário

pt-pt

2021-06-24T07:00:00.0000000Z

2021-06-24T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282754884668751

Cofina