Cofina

O projeto O procurou integrar os pilares da educação ambiental, da investigação e desenvolvimento e da comuni

Outrora um dos rios mais poluídos da Europa, o rio Ave tem uma renovada esperança. Para isso, muito têm contribuído diversos projetos que procuram encontrar soluções para a despoluição deste rio português que nasce na serra da Cabreira e que percorre um pouco mais de 90 km até desaguar no oceano Atlântico, em Vila do Conde.

Ainda assim, restabelecer a ligação e a identidade entre o rio e o Homem, depois de tantos anos de afastamento, continua a ser um dos principais desafios que os municípios atravessados pelo rio Ave continuam a ter.

Foi alicerçado nesta premissa que Guimarães quis adicionar, suportado por um Ecossistema de Governança - Guimarães 2030 que integra o setor público, o setor privado, a academia e os cidadãos, aquilo que designou como a “dimensão do cidadão”. Em Guimarães, o rio Ave tem uma extensão de cerca de 30 quilómetros e é a principal fonte de captação de água para consumo no concelho. Também por isso, o Município de Guimarães tem procurado investir na sua melhoria, sendo o projeto O Ave Para

Todos, uma das mais recentes estratégias. Coordenado e desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, um centro de investigação e educação fundado pela Câmara Municipal de Guimarães, pela Universidade do Minho e pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o projeto O Ave Para Todos procurou integrar os pilares da educação ambiental, da investigação e desenvolvimento e da comunicação. Contou, ainda, com a cooperação das instituições locais e nacionais, juntou investigadores e técnicos de educação ambiental que monitorizaram a qualidade do rio Ave e capacitaram a população para se tornar ainda mais vigilante deste bem comum, e essencial.

O projeto foi apoiado na ideia de que para transformar o território, é necessário, primeiro, educar e capacitar o cidadão, reconhecendo que o conhecimento é essencial para restituir a relação entre o cidadão e o rio. Nas diversas sessões promovidas - mais de uma centena -, técnicos de educação ambiental e investigadores foram para o terreno sensibilizar os cidadãos para a importância do rio e da sua preservação. As escolas, as juntas de freguesia atravessadas por este curso de água e as brigadas verdes foram os principais atores deste projeto verdadeiramente transformador. A transformação do cidadão foi a base para a transformação do território que Guimarães agora opera. Mais de 50 quilómetros de percursos pedonais e cicláveis estão a surgir ao longos dos rios, nomeadamente do rio Ave, numa metodologia de trabalho que tenta mitigar o impacte ambiental e económico, reforçando a galeria ripária e promovendo o património natural. Na última sexta-feira, 18 de junho, a primeira fase do projeto O Ave Para Todos foi assinalada com o lançamento de um livro com o

mesmo nome. A publicação, para além de ser um importante testemunho do percurso percorrido, apresenta também a metodologia utilizada no projeto, desafiando à sua replicabilidade por outros municípios atravessados pelo rio Ave. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, “todos contam para a este caminho, na defesa do nosso habitat e do ambiente, porque a mudança começa em cada um de nós. A água é um elemento essencial à vida e devemos proteger toda a bacia hidrográfica do Ave e é nesse sentido que temos definido um caminho que implica o despertar da consciência ecológica de todos os cidadãos”.

Também presente na sessão, o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, destacou a prática de Guimarães como um exemplo na forma como “procura formar as pessoas sobre as várias matérias no ambiente, para serem melhores cidadãos no futuro”. O Laboratório da Paisagem avança que o projeto O Ave Para Todos é o primeiro capítulo de uma história que se pretende que culmine na recuperação integral do rio

Ave, em Guimarães e em todos os municípios que por ele são atravessados. O capítulo segundo já foi apresentado e resultará na aplicação desta mesma metodologia, tendo como pano de fundo o rio Selho, um dos afluentes do rio Ave. Educar, investigar e comunicar continuarão a ser as palavras de ordem.

Ave Para Todos

pt-pt

2021-06-24T07:00:00.0000000Z

2021-06-24T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281951725784399

Cofina