Cofina

CARLOS SAINZ

Guanyu Zhou sofreu arrepiante acidente na primeira curva mas saiu milagrosamente ileso

DIOGO JESUS

BRONZE: O espanhol assumiu-se como a grande figura de um GP da Grã-Bretanha particularmente atribulado. O piloto de 27 anos fez história ao conquistar a primeira vitória da carreira na Fórmula 1.

ç“Susto em Silverstone” podia muito bem ser o título de um filme de terror relacionado com um grave acidente de Fórmula 1, mas felizmente terminou tudo bem, com Guanyu Zhou (Alfa Romeo) a ser protagonista de um impressionante despiste logo a seguir à partida do GP Grã-Bretanha. O monolugar do chinês de 23 anos foi abalroado por George Russell (Mercedes), depois de um toque no do francês Pierre Gasly (Alpha Tauri), dando origem a imagens arrepiantes: capotou e derrapou de forma invertida até embater na barreira que separa a pista da bancada, provocando tremenda apreensão.

A bandeira vermelha rapidamente foi acionada e a corrida esteve interrompida durante cerca de uma hora, de forma a prestar assistência médica a Guanyu Zhou – ficou entalado entre os rails de proteção e as grades que delimitam o circuito para as bancadas – e retirar os destroços da pista, após um acidente que levou também à desistência de Russell e Alexander Albon (Williams), que se envolveu num choque com Vettel (Aston Martin), Ocon (Alpine) e Tsunoda (Alpha Tauri). “Estou OK, tudo bem. O halo [estrutura que protege a cabeça dos pilotos nos monolugares] salvou-me hoje. Obrigado a todos pelas belas mensagens de apoio”, escreveu Zhou, já de regresso ao paddock, depois de ter realizado exames médicos e de ter a respetiva alta do Hospital de Coventry, assim como Albon.

Ainda com as trágicas imagens na cabeça, os pilotos voltaram a concentrar-se numa corrida que se revelou espectacular e que resultou na primeira vitória de Carlos Sainz (Ferrari) na carreira, ao fim de 150 Grandes Prémios. O espanhol de 27 anos ficou à frente do mexicano Sergio Pérez (Red Bull), enquanto o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) foi terceiro: subiu ao pódio pela 13ª vez em Silverstone. Quanto ao campeão Max Verstappen, que segue na liderança do Mundial, danificou a traseira do Red Bull, acabando num modesto 7º posto. Já Charles Leclerc (Ferrari) foi 4º e ganhou assim seis pontos ao holandês.

*

“O HALO SALVOU-ME HOJE”, DESCANSOU O CHINÊS DA ALFA ROMEO, APÓS UMA CORRIDA GANHA POR SAINZ (FERRARI)

A FECHAR

pt-pt

2022-07-04T07:00:00.0000000Z

2022-07-04T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282256669194247

Cofina