Cofina

“Somos dos que mais protegem europeus”

Portugal corre sérios riscos de cair para o 7.º lugar do ranking UEFA no final de 2022/23. Preocupa-o?

TM – Queremos acreditar que o nosso objetivo deve ser lutar por ultrapassar a França e não estar preocupados com a Holanda. Este ano, com a criação da Conference League, quer a França quer a Holanda estão a fazer mais pontos do que a média dos últimos anos. Em todos os momentos há uma preocupação da Liga em proteger as equipas que jogam competições europeias. Mais uma vez, há a perceção errada de que a Liga nada faz para proteger as equipas nas competições europeias, quando provavelmente é das ligas que mais condicionalismos tem nesse sentido, a começar nas 72 horas entre um jogo e outro, que não existe em nenhuma liga do mundo e que é um desafio em termos de gestão de calendário. Entre as equipas que estão qualificadas para as competições europeias, oito em 34 jornadas estão condicionadas para que não possa haver confrontos entre elas. Chegámos a impedir que as equipas europeias não pudessem ir à Choupana antes de jogos europeus, por causa do nevoeiro…

Ⓡ Pode haver repartição das verbas da UEFA pelas equipas que não marcam presença, como acontece na Holanda?

TM – É algo que os clubes têm que decidir. Acho que os clubes portugueses fazem um trabalho extraordinário, quando comparamos com as receitas disponíveis. É preciso que a segunda linha de equipas portuguesas tenham condições para fazer mais pontos. A centralização, que irá aumentar as receitas desses clubes de segunda linha, também é importante para isso.

Ⓡ Não teme que a 2.ª Liga se torne insignificante?

TM – Tem sido feito um investimento grande na profissionalização e promoção da Liga Portugal SABSEG. Há 5 anos tínhamos 2 ou 3 jogos transmitidos por semana. Hoje temos todos os jogos transmitidos, quase 90% deles em TV, e muitos em sinal não codificado. Claro que ainda existe um diferencial para a Liga Bwin mas é meritório o esforço que os clubes têm feito, mesmo com as receitas que têm ao seu dispor, em se profissionalizar e em conseguir responder aos critérios de participação exigidos pela Liga e que têm aumentado bastante nas últimas épocas.

*

TIAGO MADUREIRA

pt-pt

2022-01-21T08:00:00.0000000Z

2022-01-21T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282011855735083

Cofina