Cofina

MOLDADO POR CONCEIÇÃO

Ejaita foi campeão e artilheiro do Moçambola inspirado por... vídeos dos jogos do FC Porto

NUNO BARBOSA

Sérgio Conceição talvez não saiba, mas a verdade é que ajudou a moldar o mais recente reforço do FC Porto B, o atacante nigeriano Ejaita Ifoni, que chegou da Black Bulls com os títulos de campeão moçambicano e de melhor marcador da prova. Tudo isto em 2021. “Ele bebeu muito do FC Porto da época passada. Nós mostrávamos vídeos do FC Porto como exemplo do que pretendíamos, para explicar como a equipa devia reagir nas transições ofensivas e defensivas e para eles saberem como se comportam as equipas de alto nível também na reação à perda da bola e na forma de pressionar. O FC Porto era a nossa referência número 1 e, depois, tentávamos replicar aqui no Moçambola”, revelou Inácio Soares a Record, ele que do ano passado para este passou de adjunto a treinador principal da Black Bulls.

A pedido do nosso jornal, Inácio Soares também fez um raio-x ao atacante, de 21 anos, que na equipa de António Folha vai vestir a camisola número 89: “Ele revela muita facilidade a marcar golos, tem uma boa taxa de acerto na finalização. É fisicamente possante, mete respeito com o seu 1,88m. É forte no um contra um, não nos corredores laterais, mas a fintar para rematar. Também joga bem de costas, aguenta os defesas para ligar com médios e, depois, consegue ir buscar na profundidade. É ainda um bom marcador de penáltis, no ano passado não falhou nenhum”.

Feitas as apresentações do jogador, o antigo treinador adjunto de Ejaita revela que o avançado está ciente de que “tem de provar que merece subir à equipa principal do FC Porto. Ele tem noção de que precisa de continuar a subir o nível, que numa equipa como o FC Porto B nada é oferecido, menos ainda no segundo escalão do futebol português. Sabe que tem de trabalhar muito. Ele tem essa mentalidade”. Quanto a previsões: “Tem tudo para correr bem, mas isto é futebol...”.

*

FC PORTO

pt-pt

2022-01-21T08:00:00.0000000Z

2022-01-21T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281930251356459

Cofina