Cofina

FÁBIO CARDOSO CERTIFICADO EM MINUTOS

Contra o Famalicão, o central vai passar a ter mais tempo de jogo do que Pepe esta temporada

ANDRÉ MONTEIRO E RUI SOUSA

Fábio Cardoso é hoje uma opção fiável no leque de centrais que Sérgio Conceição tem à sua disposição. A janela de oportunidade, é certo, surgiu pela infelicidade de dois companheiros de sector, mas a verdade é que o português, de 27 anos, correspondeu às exigências. Prova disso mesmo é que, com a receção ao Famalicão, na qual voltará a ser titular, Fábio Cardoso vai já superar o tempo de jogo acumulado por Pepe esta época, assim o defesa dispute praticamente a totalidade dos 90 minutos. A ultrapassagem ao veterano internacional português, que está perto de voltar a ser opção, promete ser sol de pouca dura, porém os bons indicadores vão de encontro às expectativas que levaram à contratação do ex-Santa Clara. Entre algumas pequenas lesões que foi sofrendo na primeira metade da época, Pepe acumulou um total de 1.187 minutos, entrando definitivamente na enfermaria a 12 de dezembro, quando deixou, lesionado, a receção ao Sp. Braga. Até essa partida, Fábio Cardoso tinha disputado 474, reforçando a sua utilização desde então até aos atuais 1.114 minutos. Desta forma, são precisos 74 minutos do número 2 em campo, este domingo, para que a ultrapassagem ao capitão se torne efetiva.

Para trás Fábio Cardoso deixou exibições interessantes, ao longo de um trajeto que contou com várias provas de fogo. A primeira delas foi mesmo... a estreia absoluta, na receção ao Liverpool, para a Liga dos Campeões. Os dragões foram goleados por 5-1 numa partida em que ninguém se ‘salvou’. Seguiram-se alguns encontros de dificuldade teórica média, como os embates com V. Guimarães ou Sp. Braga, para a Liga Bwin, até um mês de dezembro novamente quente, com os dois clássicos frente ao Benfica, nos quais a equipa sofreu apenas um golo. E golo é mesmo o que falta a Fábio Cardoso para completar o ‘kit’ de estreias pelo FC Porto. De resto, tido por vezes como um jogador demasiado agressivo, Fábio Cardoso viu até ao momento apenas um cartão amarelo em 13 jogos.

Espaço a encurtar

VETERANO ESTÁ PERTO DE VOLTAR AOS RELVADOS E TERÁ PRIORIDADE, MAS REFORÇO DEIXOU BONS INDICADORES

Esta certificação não impede que o entendimento da equipa técnica liderada por Sérgio Conceição seja o de que o jogador, não obstante os seus 27 anos, tem margem para continuar a evoluir em vários parâmetros de jogo dentro daquilo que são os princípios e as dinâmicas defensivas do FC Porto, distintas daquelas em que vinha a trabalhar há anos. Com Pepe perto da recuperação e Marcano a prometer também o regresso para as próximas semanas, o espaço de Fábio Cardoso irá reduzir-se de forma clara, tanto mais assim o FC Porto consiga também concretizar a chegada de Rúben Semedo, tal como é o seu desejo.

*

FC PORTO

pt-pt

2022-01-21T08:00:00.0000000Z

2022-01-21T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281908776519979

Cofina