Cofina

Negociatas, Varandas e os notáveis

VARANDAS QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE JÚLIO CÉSAR, NOS IDOS DE MARÇO, NÃO FOI APUNHALADO PELO POVO MAS POR SENADORES, OS NOTÁVEIS DE ROMA

LEONOR PINHÃO Rui Calafate Consultor de comunicação * Texto escrito com a antiga ortografia

çComo qualquer pessoa de bom senso entendeu no momento, a entrevista de Rui Costa não satisfez cabalmente os benfiquistas. O seu amor ao clube é uma manta que não chega para tapar os pés frios da sua inexperiência.

Depois, veio a surpresa dos homens de Sá Pinto na Luz, que também ilustra que por muito empurrado que seja, Nélson Veríssimo não será um novo Bruno Lage. Sem esquecer que se o erro é da construção do plantel, Rui Costa estava lá num passado recente no papel de administrador da SAD apesar do próprio referir que assinava documentos com os quais nada tinha a ver. Que ingenuidade!

Contudo, o mais relevante

tornou-se o anúncio da Cidade

Benfica para albergar todas as modalidades. Li ontem no Record, o presidente da câmara do Seixal a mostrar surpresa por esta intenção de Rui Costa quando o que estava em cima da mesa, palavras do edil, era uma “expansão do Centro de Estágios para incluir um novo colégio internacional”. Portan- to, os benfiquistas que querem o clube a salvo das fugas de informação da Justiça e um projecto desportivo clarividente e vencedor, apanham com uma negociata com contornos ainda nebulosos de venda e compra de terrenos. Uma mão cheia de nada que não augura nada de bom para o amanhã.

Frederico Varandas anunciou a sua recandidatura.

Tem trabalho e títulos conseguidos para exibir e um clube rendido a um homem. Mas

VARANDAS TEM TRABALHO, TÍTULOS E UM CLUBE RENDIDO A UM HOMEM, NÃO A ELE

não a ele. Como aqui escrevi no tempo certo, tal como há um narrativa da história A.C. e D.C. (Antes e depois de Cristo), no Sporting há um período de trevas A.R.A. e outro reluzente D.R.A. (Antes e depois de Ruben Amorim). E passados três anos – pode ter outras qualidades naturalmente – os mesmos pecados originais do seu trajecto saltaram à vista na entrevista à CNN. Uma dificuldade enorme de comunicar e uma incapacidade total de gerar empatia com os adeptos. Esteve bem no combate de todos os homens de bem contra os maus e os males do futebol, porém, tem de trabalhar mais nessa vertente comunicacional/empática pois não pode ser apenas Rúben Amorim o motor real do clube. Tem mais quatro anos para isso pois irá ganhar sem dificuldades e o Sporting precisa que ele melhore.

Antes do anúncio da recandidatura de Varandas, lá surgiu uma missiva de ditos 200 notáveis a apoiarem o actual presidente. Entre eles estão vários amigos e pessoas que estimo que têm todo o direito de se pronunciarem sobre os destinos do clube. Todavia, relembro que o Sporting foi um clube adiado durante décadas muito por culpa de ditos notáveis. Logo, quero relembrar a Frederico Varandas que o Sporting que está a comandar com bons resultados no pós-Ruben Amorim continua a necessitar de competência e rigor na gestão e a maior parte dos sportinguistas há muito que dispensa notáveis. E ele que não se esqueça que um dia, nos Idos de Março, Júlio César não foi apunhalado pelo povo mas por senadores, os notáveis de Roma.

OPINIÃO

pt-pt

2022-01-21T08:00:00.0000000Z

2022-01-21T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281702618089771

Cofina