Cofina

TAP desiste de comprar nova frota automóvel

Administração da companhia aérea recua na decisão argumentando que “compreende o sentimento geral dos portugueses”. Frota atual mantém-se mais um ano.

NEGÓCIOS COM LUSA

Aadministração da TAP voltou atrás com a decisão de renovar a frota automóvel para as suas chefias. A opção foi tomada depois de ser alvo de fortes críticas.

Em causa está a notícia avançada pela TVI/CNN Portugal e pelo portal Away de que a TAP encomendou uma nova frota de automóveis BMW corporativa – modelos das séries 5, X3 e X2 – com um valor de mercado unitário estimado em 52 mil e 65 mil euros. Aqueles meios de comunicação social falavam em 79 viaturas, mas a TAP garante que são 50.

Depois de ter emitido no domingo um comunicado interno em que defendia esta opção, a administração da companhia liderada por Christine Ourmières-widener vem agora assegurar que “procurará manter a atual frota durante um período máximo de um ano, enquanto reavalia a política de mobilidade da empresa”.

No comunicado, a comissão executiva diz que “compreende o sentimento geral dos portugueses”, ressalvando que “a decisão que tomou quanto à frota automóvel ser a menos onerosa para a companhia nas atuais condições de mercado”.

Poupança de 630 mil euros

A TAP defendeu no domingo que a renovação da frota automóvel para a administração e gestores permite uma poupança de 630 mil euros anualmente, justificando que a decisão foi assente neste racional ao mesmo tempo que cumpre os contratos.

“A Comissão Executiva quer esclarecer que a TAP dispõe de uma frota automóvel corporativa para a administração e diretores, em regime de ‘renting’ operacional. Com a opção que fizemos, estamos a poupar anualmente até 630 mil euros, se tivéssemos mantido os carros que temos hoje”, refere a TAP num comunicado interno, ao qual a agência Lusa teve acesso. A administração acrescenta que “a proposta escolhida foi a que apresentou o preço mais baixo, com uma renda mensal de 500 euros. As outras propostas apresentadas à TAP com valor mais competitivo contemplavam rendas mensais de 750 euros”.

Na mensagem interna, a administração da transportadora explicou que a atual frota é maioritariamente de 2017 e atinge o máximo de prorrogações possíveis em contrato no próximo ano.

“Não havendo outra opção senão celebrar novos contratos, optou-se por viaturas híbridas plug-in, em vez do atual diesel, por motivos ambientais, mas, também pelos benefícios fiscais associados a estas viaturas, menos poluentes”, defendeu a TAP.

EMPRESAS

pt-pt

2022-10-07T07:00:00.0000000Z

2022-10-07T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281913072005336

Cofina