Cofina

Certificados do Tesouro Poupança Valor (CTPV)

O Estado acaba de lançar uma nova série de Certificados do Tesouro e suspendeu os anteriores. As taxas encolheram e o prémio também. Ainda assim, pode subscrever.

Taxas anuais desceram: variam entre 0,5% e 1,2%

À semelhança da série anterior, o prazo é de 7 anos e pagam juros anuais a taxa crescente. Contudo, as taxas são mais baixas: os CTPV pagam 0,7% nos dois primeiros anos, sobe para 0,8%, 0,9% e 1% nos anos seguintes, e no sexto e sétimo ano oferecem uma remuneração bruta de 1,3% e 1,6%. Assim, é preciso manter até ao final para aceder as taxas maiores. Em termos de taxa média bruta, os novos certificados pagam 1% se mantiver os títulos até ao final do prazo. Caso faça o resgate do investimento antes, o rendimento será sempre mais baixo. Em termos de taxa líquida média, corresponde a 0,7%. Os anteriores CTPC apresentavam uma remuneração média de 1,35% bruta nos sete anos de maturidade, o que correspondia a 1% líquida. Mas esta é a taxa mínima, pois há ainda uma bonificação em função do PIB, tal como na série anterior, mas também aí houve mudanças.

Prémio do PIB encolheu

Em relação ao prémio, nos anteriores certificados (CTPC) a bonificação era de 40% do crescimento do PIB a partir do segundo ano, estando limitado a um máximo de 1,2%. Nos novos Certificados do Tesouro Poupança Valor, o prémio aparece apenas a partir do terceiro ano e corresponde a 20% do crescimento médio real do PIB. O prémio apenas tem lugar no caso de crescimento médio real do PIB positivo e fica limitado a um máximo de 1,5% em cada ano.

Ainda assim, pode subscrever

Criados há cerca de uma década, os Certificados do Tesouro tornaram-se progressivamente no produto de dívida pública mais popular, ultrapassando os Certificados de Aforro. Estes rendem apenas 0,455% bruto, sendo a taxa líquida de 0,33%, no mês de outubro. A taxa dos Certificados de Aforro depende da Euribor a três meses e sobre ela acresce ainda um prémio de fidelidade de 0,5% a partir do segundo ano e 1% bruto a partir do sexto ano. Uma alternativa aos produtos de dívida pública são alguns seguros de capitalização com capital garantido e um rendimento conhecido à partida, como os dois da Lusitania Vida, que rendem 0,9% líquidos ao ano, a três e cinco anos (Lusitania Rendimento 2021 e Lusitania Investimento 2021, respetivamente). No quadro em baixo comparamos o rendimento destes produtos no prazo de cinco anos. Supomos que não há prémio em função do PIB nos CTPV e que a taxa base dos Certificados de Aforro atual se mantém durante os cinco anos. Se tem a certeza de que os prazos que pretende são fixos (três e cinco anos), os dois seguros de capitalização da Lusitania Vida, citados atrás, são boas opções; mas são ambos de entregas únicas. Se pretende um produto para fazer entregas posteriores ou reforços e durante prazos mais alargados, prefira os Certificados do Tesouro Poupança Valor ou os Certificados de Aforro.

GUIA FINANCEIRO

pt-pt

2021-10-26T07:00:00.0000000Z

2021-10-26T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281852941777348

Cofina