Cofina

Tesla supera fasquia do bilião de dólares

A empresa de automóveis elétricos de Elon Musk ultrapassou a marca de uma capitalização bolsista de um bilião de dólares. À boleia da subida das ações da Tesla, o CEO da empresa consolida o lugar de homem mais rico do mundo.

CÁTIA ROCHA catiarocha@negocios.pt

ATesla, uma das empresas do multimilionário Elon Musk, atingiu um valor de mercado de um bilião de dólares, juntando-se ao clube das “trillion dollar babies”. Este marco na história da fabricante norte-americana acontece à boleia de uma subida acima de 9% das ações da empresa, que atingiram um máximo de 994,14 dólares, cerca de 856,21 euros à atual conversão. As ações da Tesla têm vindo a subir ao longo deste ano, a acompanhar a tendência das gigantes do setor tecnológico, registando uma variação de 41% este ano.

Ao chegar a este patamar, ainda que pouco depois tenha regressado a um valor de mercado pouco abaixo dessa fasquia, nos 994 mil milhões de dólares, a Tesla junta-se a companhias do setor tecnológico como a Amazon e a Alphabet, a dona da Google, que apresentam capitalizações acima de um bilião de dólares. Já a Apple e Microsoft estão noutro patamar, detendo valores de mercado acima dos dois biliões de dólares.

Com a capitalização da empresa a subir, também a fortuna do fundador e CEO da companhia cresce a olhos vistos. De acordo com os dados da Bloomberg,

Musk cimentou o posto de homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 252 mil milhões de dólares (cerca de 217 mil milhões de euros), deixando o rival

Jeff Bezos, fundador da Amazon, cada vez mais longe. Bezos, que em julho deste ano traçou um novo recorde nesta lista, ao atingir uma fortuna de 211 mil milhões de dólares, detém agora uma fortuna de 193 mil milhões, menos 59 mil milhões do que Musk.

Ações subiram 9%

A Tesla reagiu em alta a um conjunto de fatores anunciados esta segunda-feira. A empresa recebeu uma encomenda de 100 mil veículos da companhia de aluguer de automóveis Hertz, que poderá ascender a 4,4 mil milhões de dólares. A empresa encomendou principalmente Model 3 à Tesla, na esperança de fazer com que 20% da frota global seja composta por elétricos.

Além disso, dados divulgados também esta segunda-feira sobre as vendas de automóveis no mercado europeu deram conta de que o Model 3 da empresa foi o carro mais vendido na Europa em setembro. Esta é a primeira vez em que um carro elétrico destronou os automóveis com motor de combustão. Em setembro a Tesla contabilizou remessas de 24.591 Model 3, uma subida de 58% face aos dados homólogos.

Na semana passada a Tesla apresentou as contas do terceiro trimestre, revelando que obteve 1.618 milhões de dólares de lucro, quase quintuplicando os 331 milhões registados no período homólogo. Nos primeiros nove meses do ano a Tesla acumula lucros de 3.198 milhões de dólares.

Musk ocupa o posto de homem mais rico do mundo, à frente de Jeff Bezos.

PRIMEIRA PÁGINA

pt-pt

2021-10-26T07:00:00.0000000Z

2021-10-26T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281517934328260

Cofina