Cofina

O ÚLTIMO ADEUS

Foi num ambiente bastante emotivo, que o universo benfiquista disse adeus a um dos seus maiores símbolos

VALTER MARQUES

Foi com cânticos, muitos aplausos, vénias e lágrimas que a família e os benfiquistas se despediram de Fernando Chalana, falecido quarta-feira aos 63 anos, na derradeira passagem pelo relvado do Estádio da Luz. Numa cerimónia emocionante, na qual marcaram presença perto de 3.500 adeptos e muitas centenas de atletas e funcionários do clube, o universo benfiquista prestou a última homenagem a uma das figuras maiores da história do clube. Foi o percurso brilhante do antigo jogador e treinador de águia ao peito que levou a direção benfiquista a repetir algo que apenas tinha feito com Eusébio: levar o caixão de Chalana ao relvado do estádio, antes da última viagem para o cemitério do Alto de São João, onde o corpo foi cremado.

Com uma gigante camisola 10 como pano de fundo nas bancadas, foi o plantel da equipa principal que fez guarda de honra ao caixão, quando este surgiu no relvado. Toni e Shéu surgiram à frente da urna, que, tapada com a bandeira do Benfica, foi carregada por Humberto Coelho, Diamantino, Carlos Manuel e António Bastos Lopes, antigos companheiros do Pequeno Genial. Atrás, seguiam outros ex-futebolistas que partilharam o balneário com ele. Antes disso, já o presidente Rui Costa tinha entrado de mão dada com a mulher, Cristina, e os filhos de Chalana, Mariana e João Nuno, todos visivelmente emocionados com a homenagem.

Nesta altura, os adeptos já se encontravam de pé a aplaudir e a entoar cânticos dirigidos a Chalana. A urna foi colocada junto ao vértice esquerdo da grande área da baliza do topo sul, onde Chalana causou muita mossa aos adversários. Estava previsto que ali ficasse rodeado por familiares, atletas, direção e antigos jogadores, durante 10 minutos de silêncio que estavam programados para a cerimónia. Mas tal não se verificou. Foram praticamente 10 minutos de muitos aplausos, cânticos e gritos de ordem: “Estarás sempre connosco no topo sul” ou “És eterno, Chalana”, pôde ouvir-se durante a cerimónia, que terminou com o hino do Benfica e onde foram lançados fumos vermelhos e negros. Entre os convidados, no Estádio da Luz, estiveram antigos jogadores do Benfica, como José Augusto, Nuno Gomes, Paulo Futre, António Veloso e muitos outros que quiseram marcar presença no último adeus ao Pequeno Genial, antes da derradeira cerimónia no cemitério restrita para a família.

*

URNA ENTROU NO RELVADO DA LUZ TRANSPORTADA POR ANTIGOS COMPANHEIROS DO PEQUENO GENIAL

PRIMEIRA PÁGINA

pt-pt

2022-08-13T07:00:00.0000000Z

2022-08-13T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282875144566613

Cofina