Cofina

ASSALTO AO TRONO DO REI LEÃO

Campeão Milan terá a concorrência dos rivais Inter e Juventus na luta pelo desejado scudetto

FRANCISCO GUERRA

Está finalmente de regresso a Serie A! Último dos principais campeonatos europeus a dar o pontapé de saída, a liga italiana arranca hoje e logo com quatro partidas. Esta tarde, o campeão Milan recebe a Udinese, à mesma hora que a Sampdoria mede forças com a Atalanta em Génova. À noite, o Inter estreia-se no terreno do Lecce enquanto o Monza defronta o Torino. Os candidatos ao título? O Milan de Leão –MVP da última Serie A – quer manter o trono, mas Inter e Juventus estão prontos para o assalto. Além do ‘trio de ferro’, Nápoles e Roma também podem sonhar...

E se já lá vai o tempo em que o Calcio era o ‘El Dorado’ do futebol,

NÁPOLES VIVE PERÍODO DE TRANSIÇÃO E ROMA PROMETE INCOMODAR O TRIO DE FERRO. AMBOS SERÃO ‘OUTSIDERS’

reunindo os principais craques do planeta como Maradona, Platini, Gullit, Rijkaard ou van Basten, nunca deixará de ter o seu charme: seja em San Siro, no Luigi Ferraris, no San Paolo, no Renato Dall’Ara, no Artemio Franchi ou no Olímpico! A última temporada foi sofrida e só terminou mesmo ao último suspiro, mas o Milan pôde finalmente festejar a conquista do scudetto que lhe escapava há 11 anos. Rafael Leão foi Rei, chegou-se a falar numa saída para o Real Madrid, mas está de corpo e alma nos rossoneri. “Não estou preocupado. Vê-se que está feliz É um campeão em termos de força e de capacidade de superar os adversários. Pode marcar muitos golos, ainda mais do que aqueles que marcou na época passada”, refere Stefano Pioli sobre o irreverente português, apontando ao bicampeonato: “Queremos repetir. Este ano vai ser mais fácil motivar a equipa e estamos mais fortes do que há um ano. Vamos lutar para defender o scudetto e evoluir na Liga dos Campeões.” O campeão, pelo qual o interminável Zlatan Ibrahimovic jogará mais um ano, perdeu Kessié para o Barcelona e Romagnoli para a Lazio, mas manteve boa parte da sua espinha dorsal e garantiu Origi (Liverpool) a custo zero e ainda De Ketelaere, jovem talento do Club Brugge.

Nos nerazzurri, Lukaku cumpriu o desejo de regressar depois de mais uma má experiência no Chelsea, já Mkhitaryan e Onana chegaram ao Giuseppe Meazza sem custos, uma ‘artimanha’ que a Juventus utiliza há muito tempo – foi assim que capturou Pirlo, Pogba, Khedira ou Dani Alves. A vecchia signora trouxe Dí Maria e Pogba em fim de conconnosco! trato e Kostic para um plantel que viu sair Chiellini, Dybala, Morata e De Ligt, sendo este último rendido por Bremer. Embora parta atrás dos rivais de Milão, a ambição é igual. “Não ganhámos um troféu pela primeira vez em 10 anos, por isso temos de voltar a ganhar o scudetto”, lembra Allegri, o timoneiro da Juve. Em Nápoles, vive-se um período de transição após a perda dos ícones Koulibaly, Insigne e Mertens. Já a Roma de Mourinho apetrechou-se com os craques Dybala ou Wijnaldum, partindo como candidata à quarta vaga da Champions... e quem sabe se não poderá desbancar os favoritos? [ver peça ao lado]. Ainda na capital, a rival Lazio apostou em Luís Maximiano para a baliza na luta por uma vaga europeia, que deve travar com Atalanta e Fiorentina. Mas pode haver aqui um ‘intruso’: o recém-promovido Monza, de Dany Mota, Pedro Pereira e... Berlusconi, que pretende ficar entre os dez primeiros. Uma coisa é certa: seja na luta pelo scudetto, pelas competições da UEFA ou pela permanência, não se pode perder pitada!

*

INTERNACIONAL | ITALIA

pt-pt

2022-08-13T07:00:00.0000000Z

2022-08-13T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282218014570325

Cofina