Cofina

“Evoluindo no FC Porto chegarei à seleção”

LATERAL YVANN MAÇON REFERENCIADO

NUNO BARBOSA

MARCO ‘ORELHAS’ ENTREGOU-SE À PJ

“Muito feliz” foi a expressão mais repetida pelo brasileiro em entrevista ao nosso jornal após o jogo da consagração portista. E era indisfarçável, como a sua ambição de fechar a época com a conquista da Taça e a certeza de que está no sítio certo para sonhar alto Ao fim da segunda temporada no FC Porto conquista o primeiro título da carreira. Como está a encarar o facto de ser campeão nacional?

EVANILSON – Estou muito feliz por essa conquista, ainda mais porque a nossa equipa mereceu. Fizemos um ano fantástico no campeonato português e, agora, também merecemos comemorar muito, temos que aproveitar bem estes dias para, depois, voltarmos ao trabalho e conquistarmos a Taça de Portugal.

Antes de falarmos dessa prova, pode dizer-nos qual a primeira memória que lhe vem à cabeça

“ESTOU MUITO FELIZ POR ESSA CONQUISTA, PORQUE A NOSSA EQUIPA MERECEU. FIZEMOS UM CAMPEONATO FANTÁSTICO”

quando pensa neste campeonato ganho pelo FC Porto?

E – Penso nas muitas batalhas que travámos… Quem é jogador de futebol entende o que digo. Foram muitas as dificuldades ultrapassadas, mas ganhando títulos eles honram tudo o que fizemos no dia a dia, nos treinos, tudo o que passámos. É muito bom poder festejar no final da época.

A final da Taça de Portugal volta ao Jamor. O que lhe dizem os colegas mais experientes sobre o ambiente nesse jogo?

E – Eles dizem que é um sonho vencer essa final nesse estádio. Quantos mais títulos ganharmos, melhor. Eles passam muita tranquilidade para nós e sabemos que, fazendo o nosso trabalho, podemos ganhar.

Na caminhada até à final da Taça conseguiu marcar golos a Benfica e Sporting.

E – Foram alguns dos pontos altos da minha temporada, até porque sabe sempre melhor fazer golos nos clássicos e é claro que fiquei muito feliz por ter marcado dois golos ao Benfica, em nossa casa, e outro ao Sporting, em casa deles.

Neste momento divide o trono dos melhores marcadores da Taça de Portugal com João Rodrigues, do Caldas, ambos com sete golos e, até agora, só não marcou golos num jogo, na receção ao Sporting das meias-finais. Reserva o objetivo de ser o melhor marcador da competição?

E – Sem dúvida que quero ser o melhor marcador da Taça de Portugal. Fico muito feliz por tudo o que fiz na prova, sei que dei muito à equipa. E quero continuar a dar. Por isso, se for possível, vou ajudar muito a nossa equipa dentro de campo na final com o Tondela e, nesse sentido, quero fazer golos. É esse o meu pensamento para esse jogo.

Depois, aí sim, chega o final da temporada e abre-se uma nova janela de mercado de transferências. Sabendo-se que tem contrato com o FC Porto até 2025, considera que é importante manter-se no clube para, por exemplo, cumprir o sonho de chegar à seleção principal do Brasil?

E – Sim, sim. Acho que na hora certa esse sonho pode chegar. É

“GOLOS A BENFICA E SPORTING NA TAÇA? SABE MELHOR MARCAR NOS CLÁSSICOS. QUERO SER O MELHOR MARCADOR DA PROVA”

só continuar a trabalhar firme, como venho fazendo até aqui, porque evoluindo neste grande clube, que é o FC Porto, sei que na hora certa a oportunidade vai aparecer e chegarei à seleção.

Tem um bom cartão de visitas para isso, pois é, com 13 golos, o melhor marcador brasileiro das 10 principais ligas da Europa em 2022, à frente de estrelas como Neymar, do PSG, e Vinícius Júnior, do Real Madrid, com nove cada um. Isso deixa-o orgulhoso?

E – Fico muito feliz por esses números, mostram que o trabalho está a ser bem feito. Resta-me continuar a trabalhar assim, porque isto ainda não acabou.

Também há mérito de Sérgio Conceição nessa sua evolução?

E – Nossa, eu aprendi muito com ele desde que cheguei aqui, ajuda-me muito desde a primeira hora. Sem dúvida, evoluí muito com o trabalho dele. Tenho muito a agradecer-lhe.

*

PRIMEIRA PÁGINA

pt-pt

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281522229690748

Cofina