Cofina

“O Sporting tem de ganhar títulos”

Leão arranca defesa do troféu frente à equipa que Amorim nunca venceu. Técnico quer matar o “borrego”, mas não vê responsabilidade acrescida

RICARDO GRANADA

Já em ação no campeonato, Champions e Taça de Portugal, o Sporting dá hoje o primeiro passo na quarta competição da temporada, que muito diz não só ao clube, como ao próprio Rúben Amorim. É que, por um lado, os leões iniciam a defesa do troféu conquistado na última época; e por outro, o técnico procurará aumentar o seu espólio de Taças da Liga, que até à data, aos 36 anos, já conta com duas: a já referida ao serviço do Sporting (2020/21) e uma outra pelo Sp. Braga (2019/20). Sem nunca apontar à reedição da conquista – pelo menos para já – Amorim não esconde que é um imperativo alcançar a final four da competição. “Estamos no Sporting e temos de ganhar títulos”, atirou, sem rodeios, à TV do clube. “[A Taça da Liga] foi, no ano passado, o nosso primeiro troféu, queremos conquistar troféus para o Sporting. Para esta equipa e equipa técnica foi um troféu muito marcante”, reforçou o timoneiro, rejeitando, todavia, que o sucesso do passado coloque pressão acrescida no presente: “A responsabilidade é a mesma. Não é por sermos os campeões em título que nos dá mais responsabilidade. É importante ir à final four, são as fases finais e o Sporting tem de lá estar.”

Fazer o que ainda não foi feito

Independentemente de a Taça da Liga representar uma chance para os jogadores menos utilizados e da necessidade de gerir o plantel, o Sporting e Amorim têm presente a dificuldade pela frente, quanto mais não seja pelo facto de o técnico nunca ter vencido o Famalicão, a única equipa que não bateu a nível interno desde que é leão: para a história ficaram três empates em outros tantos jogos, dois na época passada (2-2 na primeira volta, 1-1 na segunda) e o mais recente a 28 de agosto, na 3ª jornada (1-1). Aliás, o Sporting foi incapaz de superar os minhotos nos últimos cinco jogos, pois o último triunfo remonta a 16 de novembro de 2017, por 2-0, com Jorge Jesus ao leme, na Taça de Portugal. Hoje, no José Alvalade, o leão quer mostrar que aprendeu com os erros cometidos há cerca de dois meses. “É uma equipa muito boa, que vem moralizada de uma vitória [2-0 na casa do Santa Clara], mas jogamos em nossa casa. Temos todas as condições para ganhar o jogo, porque aprendemos com o último e eles também. Estaremos preparados para dar uma resposta melhor”, sublinhou. E para quebrar a malapata, a recente vitória com o Besiktas (4-1), a primeira de Amorim na Europa, serve de exemplo: “Registo com o Famalicão? Vale o que vale, vale o mesmo do que o borrego das competições europeias. Quando acabar este jogo, aconteça o que acontecer, estamos sempre convencidos que vamos ganhar ao Famalicão no próximo. Temos de nos focar no que temos de fazer, nos nossos posicionamentos e no que de mal fizemos lá, principalmente na 1ª parte.”

*

“JOGAMOS EM NOSSA CASA. TEMOS TODAS AS CONDIÇÕES PARA VENCER, APRENDEMOS COM O ÚLTIMO JOGO”

FRENTE AOS MINHOTOS, RÚBEN REGISTA TRÊS EMPATES; LEÕES NÃO VENCERAM ÚLTIMOS CINCO JOGOS, DESDE... JESUS, EM 2017

SPORTING FAMALICÃO

pt-pt

2021-10-26T07:00:00.0000000Z

2021-10-26T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281530819230998

Cofina