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O carro de 2019 e o carro para 2020

Por Pedro Serra

A TESLA É A RAINHA DO MUNDO DOS CARROS ELÉTRICOS E VENDEU MUITOS MODEL 3, MAS FOI A PORSCHE A SURPREENDER OS FÃS DE DESPORTIVOS E DE ELÉTRICOS. O TAYCAN CHEGOU A PORTUGAL, A TEMPO DO NATAL, E É O PRIMEIRO MODELO TOTALMENTE ELÉTRICO DA PORSCHE. PARA NÓS É O REI DE 2019.

omundo automóvel tem pouco mais de um século e desde que existem vários modelos à venda que há votações, umas mais oficiais do que outras, para eleger os melhores de cada ano. Chegados a 2019, há um modelo no segmento de luxo e de performance que se destaca.

Chama-se Taycan, é o primeiro Porsche totalmente elétrico e tem algo que nem a bem-sucedida Tesla e outras marcas de luxo têm: ostenta as linhas clássicas que fizeram da Porsche um ícone e junta o que de melhor o luxo e a tecnologia permitem num desportivo movido apenas a eletricidade. E o que significa Taycan? A palavra é de origem turca e traduz “a alma de um jovem cavalo vibrante”. Este é um automóvel único na longa história da Porsche por ser o primeiro modelo inteiramente elétrico da marca de Estugarda. Em 1931, a Porsche começou a sua odisseia automóvel com uma encomenda peculiar: fazer o carro do povo, mais tarde conhecido por Volkswagen Beetle, o qual foi a base para o entusiasmante Porsche 356, lançado em 1948. Este ano, a marca tenta liderar o ‘ataque’ à líder nos automóveis elétricos, a norte-americana Tesla, de Elon Musk.˅Como seria de esperar, a Porsche quis honrar a alma desportiva da marca que vem desde aquele primeiro Porsche 356, desenhado pelo filho do fundador, Ferdinand “Ferry” Porsche. O seu primeiro modelo elétrico é, por isso, um desportivo de quatro portas, um pouco mais pequeno do que o rival Tesla Model S (embora tenha quase cinco metros), baseado no protótipo Mission E. Desenhado pelo líder de design da Porsche, Michael Mauer, em conjunto com o jovem Mitja Borkert, vindo da Lamborghini, o Taycan tem uma estética típica da marca, especialmente na traseira, mas a frente destaca-se com imponentes e modernos faróis LED. O interior é um deleite de modernidade, de luxo e de espírito Porsche. É bem mais luxuoso do que vemos na Tesla e, felizmente, mantém os pergaminhos da Porsche, mas numa versão bem mais moderna e repleta de ecrãs. No total, o interior do Taycan tem quatro ecrãs, incluindo um ecrã curvo de 16,8 polegadas, altamente configurável e feito a pensar nas necessidades do condutor – é uma estreia absoluta para a tradicionalista marca alemã. Há ainda um ecrã de 10,9 polegadas no centro, onde está o sistema multimédia, e um ecrã opcional colocado à frente do passageiro. A consola central tem ainda um ecrã de 8,4 polegadas, onde podemos escolher funções. Apesar de tantas áreas digitais, não falta no topo do tablier um relógio clássico da Porsche.˅Com dois motores elétricos, um em cada eixo, o que lhe dá uma tração integral às quatro rodas, a versão Turbo tem 625 cv, que saltam para 680 cv com a modalidade overboost (só funciona alguns segundos). A mais potente Turbo S tem os mesmos 625 cv, mas consegue 761 com o overboost. As baterias também prometem: têm 95 kWh de capacidade e autonomia anunciada entre os 388 a 412 km.˅˅

Os números sonantes continuam: a Porsche declara que o seu Taycan chega aos 100 km/h em apenas 2,8 segundos e aos 200 km/h em 9,8 segundos – a velocidade máxima é de 260 km/h. Mas na luta com a Tesla, a versão P100D do Model S atinge os 100 km/h em 2,6 segundos. Essa mesma luta pelo elétrico mais desportivo atingiu novos píncaros no final deste verão e ainda não tem vencedor oficial.

O Taycan tem outros truques na manga da Porsche, que se dedicou de corpo e alma à nova moda dos elétricos. Os Tesla podem carregar em postos especiais, os Superchargers (até 150 kw de potência), 80% da enorme bateria em 40 minutos. Mas a Porsche diz ter um sistema de 800 volts que permite superar essa façanha já por si incrível na indústria. O Taycan carrega 80% da sua bateria em apenas 20 minutos, permitindo 100 km de autonomia por 5 minutos de carregamento. Um registo notável e ainda por comprovar na prática do dia a dia. Auspicioso é também o carregamento gratuito por três anos que a marca está a prometer em alguns países.

O Taycan promete ser todo um novo capítulo para a mítica marca de Estugarda, que está a pouco mais de 10 anos para completar um século. A Porsche espera produzir 40 mil unidades do Taycan por ano, uma meta ambiciosa e superior ao que a Jaguar está a realizar com o seu SUV elétrico I-Pace, naquele que é o Carro do Ano 2019 a nível mundial e o maior rival em termos de capacidade elétrica da Tesla.

A elegância, a potência, o luxo e a capacidade elétrica do Taycan já o convenceu? Espere pelo preço. O modelo custa 158.220 euros em Portugal na versão Turbo, mas sobe para os 192.660 euros na versão Turbo S. Aí a Tesla fica bem na frente com o seu Model S Long Range (o que tem mais autonomia de bateria) a começar nos 88.900 euros e a versão Performance a começar nos 106.600 euros. Ainda assim, um Porsche, mesmo que elétrico, continua a ser um Porsche. E se não está convencido, veja as linhas e o interior desta beleza alemã elétrica chamada Taycan.

CONTEÚDO

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2019-12-12T08:00:00.0000000Z

2019-12-12T08:00:00.0000000Z

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