Cofina

Após reintegração de pilotos, tripulantes querem o mesmo

CARLA PEDRO

Depois de o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil ter anunciado que chegou a um pré-acordo com a TAP relativo à cessação da intenção do despedimento coletivo com que avançou a 8 de junho de 2021, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) diz que espera da companhia aérea um entendimento no mesmo sentido.

“Desde o primeiro momento em que a TAP anunciou o recurso a um despedimento coletivo, o SNPVAC manifestou o seu inconformismo com esta medida, rejeitando a sua necessidade perante os fundamentos que exaustivamente enunciou junto da empresa, da tutela e em tribunal – além de que a classe aceitou graves reduções nas suas condições laborais, com vista a salvaguardar os postos de trabalho ameaçados”, refere o sindicato em comunicado. Nestes quase dois anos em que perdura o processo, “o SNPVAC tentou reverter esta situação, mantendo a TAP uma posição intransigente, sem mostrar qualquer abertura para repor uma situação que é de justiça, de moral e de lei ser reparada”, adianta.

No entanto, diz o comunicado, “tivemos agora conhecimento de que, no âmbito de uma negociação encetada com o SPAC, (...) os pilotos que foram despedidos serão reintegrados na empresa, com todas as consequências legais”. “Congratulamo-nos com esta mudança de postura por parte da TAP, inferindo que este é o primeiro passo para que os nossos colegas atingidos pelo despedimento coletivo possam finalmente regressar ao ativo”.

Assim, informa o SNPVAC, “foi já solicitado à TAP que nos informasse para quando pretende fazer a transação judicial inerente à reintegração imediata daqueles nossos colegas tripulantes de cabine, garantindo, desta forma, o cumprimento do princípio da igualdade de tratamento”.

Este processo de despedimento coletivo iniciado pela TAP a 8 de junho de 2021 - posteriormente, em dezembro desse ano, a Comissão Europeia aprovou o seu plano de reestruturação e a ajuda estatal de 2.550 milhões de euros.

OPINIÃO

pt-pt

2023-03-24T07:00:00.0000000Z

2023-03-24T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282295324448340

Cofina