Cofina

24.03.23

CELSO FILIPE Diretor adjunto

Vamos falar de profissões. De profissões que são paixões como a de diretor de museu. Neste Weekend a jornalista Filipa Lino leva-nos a conhecer Mário, Sandra, Lurdes e Nuno que partilham a circunstância de serem diretores de museus nacionais pela primeira vez na suas carreiras. São guardiões dos tesouros nacionais. Com muito gosto. Só como aperitivo para a leitura mais prolongada que o (a) espera nas páginas seguintes fica a história de MÁRIO DANTAS, que chega agora a diretor do Museu dos Coches, ao qual tem uma ligação emocional desde os 6 anos, quando o visitou com a escola. Ficou deslumbrado com o Picadeiro Real e os carros. Agora, décadas mais tarde, cuida deles, reforçando a tese da circularidade da história. Olhar para trás é sempre uma forma de perceber o presente. Nestes anos falamos muito do afã dos vários governos em criarem taxas e taxinhas. Mas esta é uma tentação que vem de longe como lembra

em entrevista à jornalista Filomena Lança. O SÉRGIO VASQUES economista, autor do livro “Grande Dicionário dos Pequenos Impostos”, sustenta que a história mostra a cultura de capela da nossa administração pública, a impreparação das instituições, os vícios e as dificuldades do país.

De leitura obrigatória, como habitualmente, é a crónica de MANUEL S.

que deste vez relembra uma já longínqua viagem do glorioso FONSECA Benfica a Angola.

Esqueça a clubite e atenha-se na filigrana de palavras bordada por Manuel S. Fonseca, visível, por exemplo, nesta descrição: “Aqueles jogadores tinham o que, na altura era o melhor que se podia dizer de um homem, tinham categoria. Encheram de perfume a noite africana de um miúdo que tinha a mania que era hippie e que queria um mundo melhor.”

Na sua Semanada, alerta para um assunto que, sendo MANUEL FALCÃO de importância extrema, tem passado à margem das grandes paragonas: “A total paralisação dos tribunais devido à forma de greve que foi implementada pelos sindicatos dos Funcionários Judiciais e dos Oficiais de Justiça, que decorre há um mês e não tem prazo para terminar.”

Boas leituras.

WEEKEND

pt-pt

2023-03-24T07:00:00.0000000Z

2023-03-24T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281788518307412

Cofina