Cofina

Elétricas contrariam tendência de aumento das margens de lucro

MARIANA FERREIRA AZEVEDO marianaazevedo@negocios.pt SUSANA PAULA susanapaula@negocios.pt

As margens de lucro da maioria das cotadas do PSI aumentaram em 2022, com as da Navigator e da Nos a crescerem mais de 4% e a família EDP a contrariar. O indicador tem estado na ribalta com a presidente do BCE a pedir controlo para travar o risco de espiral inflacionista.

Amaior parte das cotadas do PSI aumentou as suas margens de lucro, numa altura em que o Banco Central Europeu (BCE) tem avisado sobre a importância de as manter sob controlo para evitar uma espiral inflacionista. As margens da Navigator e da Nos foram as que mais cresceram.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, tem vindo a defender que as autoridades de supervisão de concorrência na Zona Euro dediquem uma “atenção especial” às margens de lucro e ao efeito que têm na inflação, insistindo que as empresas devem assumir uma maior parte da subida de preços para evitar uma espiral inflacionista. “Há muitas ferramentas disponíveis, relacionadas com o nível de concorrência, impostos... Mas eu pensaria também em aumentar a concorrência através de uma revisão mais direcionada de possíveis práticas de concertação”, avisou a francesa.

Porém, “combater a inflação não é tarefa das empresas, mas dos bancos centrais e dos governos”, refuta o diretor de mercados de capitais globais e análise temática da Allianzgi Hans-jörg Naumer, dizendo que não entende a linha de raciocínio da banqueira central. “Que as empresas transfiram os custos em vez de os absorverem é apenas normal e correto. Se não o fizessem, deixariam de ser competitivas, deixariam de poder investir e, provavelmente, acabariam por ir à falência”, refere o especialista da Allianzgi.

As margens de lucro do conjunto das cotadas do PSI mantiveram-se estáveis em 2022 face ao ano anterior, com a pressão das maiores energéticas. As margens da EDP Renováveis foram as que mais recuaram (-11,3 pontos percentuais), seguidas das margens da empresa-mãe, que recuaram 2,5 pontos. “Em geral as margens das empresas sofrem imediatamente com a subida dos preços da energia, derivados do petróleo e todos os ‘inputs’ que recorrem muito à energia para serem transformados e, finalmente, preços dos fretes”, explica o analista de ações António Seladas, referindo que, apesar de a procura se manter forte não foi possível passar completamente o aumento dos custos para os consumidores finais.

Devido ao efeito destas duas cotadas, o agregado mantém-se com poucas variações anuais. No entanto, se a análise se aprofundar, na maioria dos casos as margens de lucro avançaram, com 11 cotadas do lado do crescimento. A Navigator foi a empresa com o maior avanço – 5,2 pontos percentuais – embora a Nos não tenha ficado muito atrás, aumentando-as em 4,7 pontos.

Apesar de na distribuição, o aumento ter sido mais modesto – as margens da Jerónimo Martins subiram 0,1 pontos percentuais e as da Sonae avançaram 0,6 pontos – são as margens deste setor que têm estado no centro do debate público sobre a inflação, depois de, nos últimos meses, a subida dos preços dos bens alimentares ter ultrapassado o aumento da generalidade dos bens.

Em consequência, o Governo está a estudar duas medidas: ajudas de Estado para diminuir os custos de produção e uma redução do IVA que, com o acordo do setor, garanta uma “redução efetiva” dos preços.

Em resposta, o presidente do conselho de administração da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos deixou claro que não está “a negociar nada com ninguém” e que, a acontecerem, as conversações serão com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), onde se faz representar, com mais 60 empresas do retalho alimentar. “O Estado foi quem mais beneficiou com a inflação e o que menos fez pelas pessoas”, criticou.

Por sua vez, a CEO da Sonae, Cláudia Azevedo também se expressou dizendo que “repudia” as acusações de que “está a especular” os preços em prejuízo dos consumidores, garantindo que “suportou parte da pressão inflacionista à custa da sua própria rentabilidade”.

PRIMEIRA LINHA ÉPOCA DE RESULTADOS ANUAIS

pt-pt

2023-03-24T07:00:00.0000000Z

2023-03-24T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281625309550164

Cofina