Cofina

Há guerra na Ucrânia?

PAULO CARMONA

Quase um ano passado sobre a invasão russa da Ucrânia, quais são as consequências reais dessa guerra? Muito poucas. Tivemos um pico nos produtos energéticos, o petróleo bateu nos 135$. Hoje o Brent está nos 80$, mais baixo do que antes da invasão. O trigo idem. Dos 8$ o alqueire antes da guerra entre dois dos principais exportadores dessa matéria-prima agrícola, a partir do mar Negro, fomos a 13$ e voltámos abaixo dos 7,50$. O gás natural foi aos 300€, a Europa entrou em compras de pânico, dos Estados Unidos a África e ao Qatar. Hoje tem gás a mais e não sabe onde o colocar. Os preços, 55/60€ estão mais baixos do que antes da guerra.

Os agentes racionais e os mercados adaptam-se bem a fenómenos inesperados, mesmo tragédias como guerras, embora com velocidades de ajustamentos diferentes. A covid foi diferente dado o congelamento imposto por decreto, e com picos de irracionalidade como a corrida ao papel higiénico. Aliás, as guerras, nas suas desgraças humanas, costumam ser boas para a economia. Foi a Segunda Guerra que terminou a Grande Depressão americana e consolidou a passagem duma economia feudal russa para a consolidação de superpotência estalinista. A reconstrução ucraniana também promete vir a ser um bónus para muitas empresas.

Ou seja, hoje a economia não tem nenhuma influência da guerra que nos assustou. O que aumentou já baixou. A inflação, com riscos de persistência endémica, já espreitava e viria na mesma. Depois de tanta criação de moeda nos últimos 20 anos era estranho não vir. Desde Greenspan, qualquer crise dava para criar moeda. LTCM, 11 de setembro, Lehman, e por fim a covid, que, com supressão das cadeias de abastecimento, colocou muito dinheiro atrás de poucos bens, depois dos imóveis, arte, ações, etc., atingiu os supermercados em geral. A guerra foi o pretexto, os seus efeitos são atualmente nulos.

As empresas e a economia conseguem adaptar-se a fenómenos de risco extremo. O que não conseguem é lidar bem com a imprevisibilidade e a instabilidade, nomeadamente legislativas e fiscais. É onde Portugal se compara mal com os outros países e reduz a atratividade do investimento. Demasiado romantismo governativo ou excesso de voluntarismo são maus para os negócios, para os salários, para todos nós…é o pior que podemos ter.

“Preços do gás caem mais de 3% para 56 euros por MWH.”

ECO 6 DE FEVEREIRO DE 2023

OPINIÃO

pt-pt

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281814288018424

Cofina