Cofina

Galamba disponível para negociar com trabalhadores da CP

NEGÓCIOS COM LUSA

Face às fortes perturbações previstas na circulação de comboios da CP entre 8 e 21 deste mês, o ministro das Infraestruturas assegurou que há abertura para o diálogo.

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, garantiu esta segunda-feira que o Executivo de António Costa está disponível para se reunir com os sindicatos e que vai tentar evitar as greves na CP que estão previstas para as próximas semanas.

João Galamba considerou que “há sempre toda a disponibilidade da parte do Governo para reunir e resolver os problemas que se vão enfrentando”.

Aos jornalistas, durante uma visita de dois dias a Ponta Delgada, nos Açores, o ministro salvaguardou que “é sempre do interesse de todas as partes que se as greves puderem ser evitadas elas devem ser evitadas”.

“Trabalharemos sempre no sentido de evitar greves”, sublinhou.

A CP alertou já para “fortes perturbações” na circulação, entre 8 e 17 de fevereiro, em todos os serviços, devido às greves convocadas. “Informamos que, por motivo de greves, convocadas pelos Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) e Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), para o período compreendido entre as 0h do dia 8 de fevereiro de 2023 e as 24h do dia 21 de fevereiro de 2023, ocorrerão fortes perturbações na circulação, em todos os serviços, entre os dias 8 e 17 de fevereiro”, comunicou a empresa pública, em nota publicada no site.

A CP indicou igualmente que a informação será atualizada caso venham a ser definidos serviços mínimos pelo tribunal arbitral.

Segundo os sindicatos, em causa está a falta de resposta às propostas de valorização salarial. Para os mesmos, as propostas entregues “ficam muito aquém” dos valores necessários para que seja reposto o poder de compra perdido dos trabalhadores.

EMPRESAS

pt-pt

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281706913836024

Cofina