Cofina

Estorninhos e balões

CELSO FILIPE Diretor adjunto cfilipe@negocios.pt

Os assuntos que comovem a opinião pública, seja ela nacional ou internacional, surgem às revoadas, à boa maneira dos bandos de estorninhos, aves que segundo a descrição de especialistas “se aglomeram em grande número e fazem evoluções de forma sincronizada, como se fossem um corpo só”. Os estorninhos estão classificados como uma das 100 piores espécies invasoras, constituindo por isso um triplo risco, ambiental, económico e de saúde pública. Contudo, quem contempla o voo de um bando de estorninhos deixa-se levar pela beleza daqueles movimentos harmoniosos.

Por estes dias, o mundo respirou a ritmo ofegante com o balão chinês que sobrevoou os Estados Unidos e acabou por ser abatido no passado sábado pela Força Aérea. Os norte-americanos acreditam que se tratava de um dispositivo de espionagem, os chineses asseguram que o balão tinha apenas fins de investigação científica. De terça-feira, dia em que foi detetado, até sábado, o aparelho dominou atenções.

Após ter sido esvaziado por um caça dos EUA manteve esse estatuto e o secretário de Estado norte- americano Antony

Bliken cancelou mesmo uma viagem a Pequim por considerar que a China praticou uma

“violação inaceitável de soberania”.

Fora do alcance da vista humana, satélites norte-americanos, chineses e russos orbitam diariamente à volta da Terra, recolhendo todo o género de informação com uma enorme precisão fotográfica. Como não são detetados escapam ao frenesim mediático. Alguém acredita que a China iria recorrer a um arcaico balão para espionar os EUA? É óbvio que a intenção de Pequim era a de provocar e que Washington caiu na esparrela porque assim o quis.

Os Estados Unidos deviam ter aproveitado o balão para estender a mão à China, em nome de interesses maiores como o posicionamento deste país face à guerra na Ucrânia e também em defesa do comércio global e como aliado no combate às alterações climáticas.

Washington preferiu voar como os estorninhos. Disseminou revolta e sacrificou os objetivos a prazo a uma vitória de Pirro. Balões há muitos...

Washington preferiu voar como os estorninhos, disseminando revolta.

HOME PAGE

pt-pt

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281539410111480

Cofina