Cofina

Economistas e engenheiros defendem solução Alcochete

HUGO NEUTEL

Alcochete é, para já, a localização recomendada pelas Ordens dos Economistas e dos Engenheiros para a construção do novo aeroporto de Lisboa. As duas organizações não rejeitam, no entanto, a solução Santarém, mostrando disponibilidade para estudá-la mais a fundo quando houver informação adicional.

As ordens profissionais uniram-se para tomar uma posição conjunta sobre a localização da nova infraestrutura, e desde logo criticam as soluções duais, que dizem não ser eficazes nem contribuir para o desenvolvimento do país. Ao Negócios, o bastonário dos economistas considera que as soluções duais podem justificar-se apenas no curto prazo. António Mendonça lembra no entanto que estas opções podem ser úteis se implementadas de forma transitória, mesmo que a decisão seja a de construir uma infraestrutura única.

O bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, acrescenta outro argumento. “Dou um exemplo de forma anedótica, mas realista: se formos para uma solução com um aeroporto de cada lado do Tejo, se um deles não comportar aviões de grande porte e alguém vem, por exemplo, de Estocolmo para o Brasil com escala em Lisboa, demorará mais tempo em trânsito de um terminal para o outro do que a chegar da Suécia.” Esta posição significa, desde logo, a rejeição de três das cinco soluções em cima da mesa.

Para as duas ordens sobram, assim, duas soluções: Alcochete e Santarém. E como sobre a última há pouca informação, para já recomendam a localização a sul do Tejo, até porque Alcochete já foi alvo de estudos. Tem o melhor conjunto de efeitos na economia”, diz António Mendonça. A solução não lhe é estranha até porque, em 2009, era ministro das Obras Públicas em 2009, ano em que esta foi a opção escolhida pelo governo que integrava.

Santarém tem uma desvantagem à partida: os 80 quilómetros de distância à capital. O bastonário dos engenheiros sublinha a comparação com Madrid, cujo aeroporto principal está a menos de 20 km da cidade

OPINIÃO

pt-pt

2022-09-30T07:00:00.0000000Z

2022-09-30T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281994676369401

Cofina