Cofina

Brasileiros em Portugal pedem mais segurança

MARIA CAETANO

A primeira volta das eleições deste domingo no Brasil vai ter em Portugal três locais de votação, entre as 8h e as 17h, com mais de 80 mil brasileiros no país aptos a votar, naquela que é a segunda maior comunidade emigrada do Brasil, a seguir à dos EUA.

Na capital, com mais de 45 mil dos inscritos, as eleições decorrem na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. No Porto, as mesas de voto estarão no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Mais a sul, no Algarve, a votação decorre no Consulado- Geral do Brasil em Faro.

O voto desta primeira volta acontece enquanto decorre uma greve convocada pelos funcionários consulares em Lisboa, até dia 7, mas também em momento particularmente tenso da política brasileira, com vários casos de homicídios e agressões durante a campanha, e com o candidato e atual Presidente, Jair Bolsonaro, a lançar dúvidas sobre a fiabilidade das sondagens e das urnas eletrónicas no processo eleitoral.

O Coletivo Andorinha - Frente Democrática Brasileira de Lisboa remeteu na passada semana um ofício ao Consulado- Geral do Brasil em Lisboa para pedir mais segurança. Embora tenha havido reforço de seguranças na votação da capital, que passam de cinco a dez, entende que a medida pode ser insuficiente.

“Em 2018, estávamos esperando algo tranquilo. Mas havia grupos organizados, fazendo aglomerados na porta e constrangendo as pessoas que chegavam”, diz Débora Dias, da organização. “Não é democrático nem em Portugal nem em lugar nenhum.”

Já Ricardo Pessoa, da Associação Brasileira de Portugal, entende que “o processo decorrerá de forma muito tranquila”. “Não há necessidade de ter medo. Estamos em Portugal, um país de segurança”, diz. Aconselha, porém, os eleitores brasileiros a não deixarem o voto para tarde e a irem às urnas nas primeiras horas do dia.

PRIMEIRA LINHA

pt-pt

2022-09-30T07:00:00.0000000Z

2022-09-30T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281590949443577

Cofina