Cofina

Cinco pepitas para darem brilho ao seu verão

O verão aquece a alma e também todas as partes do corpo, sobretudo se estivermos na praia à espera que passe o vendedor de bolas de Berlim, com as quais derrubamos o muro da dieta. Nesta fase do ano estou, tal como o nosso Presidente, “irritantemente otimista”, devido ao facto de ir retomar as minhas férias e de não acontecer nada verdadeiramente importante, exceto os problemas de Luís Filipe Vieira com a justiça, as férias de Ricardo Salgado na Sardenha, o polémico relatório da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, ou os planos para acabar com as restrições provocadas pela pandemia.

Todavia, estes acontecimentos, sendo relevantes, são uma seca. Dizer que o Luís Filipe Vieira e o “rei dos frangos” queriam ser as raposas no galinheiro do Benfica carece de graça. Já sobre as férias de Ricardo Salgado, era viável aduzir que o ex-banqueiro até foi cauteloso, pois fez coincidir as mesmas com as férias judiciais, mas tal comparação seria um despropósito.

Por isso, foi realmente difícil encontrar temas incontornáveis, capazes de dar uma outra perspetiva de Portugal e do mundo aos meus diletos. Senti-me uma espécie de garimpeiro numa mina abandonada há muito, à procura do que não existe.

Todavia, porfiei e aqui ficam as pepitas possíveis. Nada que me orgulhe substantivamente, mas ainda assim obtido com um esforço denodado que gostaria de ver reconhecido.

Pepita 1

Finalmente existe uma prova palpável de que os vírus são efetivamente inteligentes. A senhora dona Katia Aveiro, conhecida por ser irmã de Cristiano Ronaldo, afirmou há uns meses que a covid-19 era um logro. “A maior fraude a que assisti desde que nasci”, clamou. O vírus registou o dislate e agora resolveu infetar a dona Katia para ela perceber que a coisa afinal existe. A irmã do CR7, que já fez muita coisa, inclusive cantar (o que não é difícil atendendo a que Zé Cabra e Maria Leal também o fazem), promete dar luta ao vírus. “Não é um maldito vírus plantado na ganância deste mundo que me irá derrubar e, ironia do destino, vim encontrá-lo neste meu cantinho do céu, que é a minha terra”, escreveu a dita numa rede social. Sabe, dona Katia, isto é como dizem os espanhóis. “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.” Se tiver problemas na tradução, basta pedir ajuda à Georgina.

Pepita 2

A Paris Hilton está grávida. Não, a Paris Hilton não está grávida. A Paris Hilton, diz a própria falando sobre si na terceira pessoa, só engravidará depois de contrair matrimónio com o atual noivo, Carter Reum. Uma moça do seu calibre nunca iria cometer tamanho pecado. Tenham vergonha, tabloides! Já podemos ir todos comer conquilhas mais descansados. Mas não sem antes nos aspergirmos de forma convicta.

Pepita 3

Atirar uma beata ao chão pode custar uma multa até dois mil euros. Apetece fazer uma piada de teor religioso, aproveitando as potencialidades dos significantes, mas não posso correr o risco de ser crucificado como herege. Porque isto da ironia é muito bonito, mas há limites para tudo. Na verdade, as únicas piadas que agora se podem dizer ou escrever, sem ser apelidado de racista, homofóbico ou outra coisa qualquer, são sobre alentejanos. Porventura, está na hora de reparar esta exceção verdadeiramente discriminatória.

Pepita 4

A Victoria Federica foi apanhada a dançar reggaeton com o cantor Omar Montes. Se não sabe quem é a Victoria e desvaloriza a importância deste acontecimento telúrico é porque das duas uma: está a precisar de férias ou então tem de rever as suas prioridades.

Pepita 5

Uma extraordinária reflexão oferecida por Fernanda Serrano: “Uma relação séria só faz sentido com quem nos faz sentir vivos.” Na realidade, quando estamos mortos deve ser difícil sentir ou, então, quando a relação não é séria, uma das partes deve fingir-se de morta.

Tenha umas boas e salgadas férias. Não é piada, mas sim uma singela referência à água do mar.

WEEKEND NEGOCIOS

pt-pt

2021-07-30T07:00:00.0000000Z

2021-07-30T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281788517097796

Cofina