Cofina

“Esta também é uma greve pelos utentes”

Dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses sobre greve dos enfermeiros no IPO de Lisboa Quais os motivos desta greve? Haverá mais formas de luta até haver uma resposta do Governo? Os doentes não saem prejudicados? R.M. Fernando Medina, ministro da

A greve prende-se com os retroativos da progressão desde janeiro de 2018, data quando os enfermeiros adquiriram o direito, mas o Governo só está a pagar retroativos desde janeiro de 2022. A carreira técnica superior foi atualizada e os enfermeiros ficaram de fora e depois há um conjunto de irregularidades no processo de contagem de pontos que se passa no IPO e noutras instituições que provocam um conjunto de injustiças relativamente ao tempo de contagem de serviço dos enfermeiros.

Vamos continuar a lutar enquanto houver injustiça e os enfermeiros estiverem descontentes.

Espero poder em breve apresentar ao Conselho de Ministros o arranque do processo de privatização da TAP”

Em todas as greves dos enfermeiros, os serviços mínimos são garantidos. Esta também é uma greve pelos utentes numa altura em que tem havido muitas saídas no SNS porque não são oferecidas condições de trabalho. O bloco operatório esteve a meio gás, houve serviços mais afetados mas os serviços mínimos foram assegurados.

O ministro das Infraestruturas manifestou ontem “toda a disponibilidade” do Governo para reunir e “resolver os problemas” com os sindicatos da CP para evitar as greves. A empresa alertou ontem para “fortes perturbações” na circulação, entre 8 e 17 de fevereiro, nos serviços, devido às greves convocadas por vários sindicatos.

Tornou-se, aos 41 anos, na maior vencedora dos Grammy (Óscares da música) de todos os tempos - chegou aos 32 na 65.ª edição do evento e ultrapassou os 31 do maestro Georg Solti. Nos 4 prémios que ganhou agora, são de destacar o de Melhor Álbum de Dança/eletrónica (`Renaissance') e o de Melhor Canção R&B (`Cuff It').

A Fechar

pt-pt

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282415583440765

Cofina