Cofina

Ministro da Defesa na corda bamba antes de ofensiva

CONFUSÃO Aliado de Zelensky deu como certa a demissão, mas ontem recuou e garantiu que não haveria mudanças PREOCUPAÇÃO Sinal de desunião em vésperas do esperado contra-ataque russo

F. J. Gonçalves

A continuidade no cargo do ministro da Defesa da Ucrânia estava ontem em dúvida, numa altura em que se espera a qualquer momento uma ofensiva russa de grande envergadura e em que também as forças ucranianas planeiam uma ofensiva na pri

umavera. A saída de Oleksii Reznikov foi anunciada no domingo por um aliado do Presidente Volodymyr Zelensky e poderia estar relacionada com o combate à corrupção. Mas ontem instalou-se a dúvida depois de esse mesmo aliado ter recuado.

O chefe do grupo parlamentar do partido de

PRESIDENTE UCRANIANO NÃO CONFIRMOU AS ALEGADAS ALTERAÇÕES NO SEU GOVERNO

Zelensky, David Arakhamia, disse que o titular da Defesa passaria para a pasta das Indústrias Estratégicas, sendo substituído por Kyrylo

Budanov, de 37 anos, até agora responsável pela espionagem militar. Mas Zelensky nada disse sobre o assunto, Reznikov disse desconhecer a situação e Arakhamia garantia ontem que o Governo não sofreria alterações esta semana. A confusão preocupa, contudo, pois surge na pior das alturas para a Ucrânia.

GREVE DE ENFERMEIROS

ATIVISTAS EM JULGAMENTO

TIROS CONTRA HELICÓPTERO DA ONU

INCÊNDIO MATA 7 CRIANÇAS

Os enfermeiros britânicos realizaram ontem uma das maiores greves de sempre, levando os diretores de diversos hospitais a pedirem ao Governo para reabrir negociações.

Começou ontem em Hong Kong o maior julgamento já realizado de ativistas pró-democracia. Estão no bando dos réus 18 ativistas, julgados ao abrigo da polémica lei de segurança nacional imposta pela China àquele território administrativo especial.

Um membro sul-africano da força de manutenção de paz da ONU na R.D. Congo morreu ontem e outro ficou ferido depois de o helicóptero em que seguiam ser alvejado pouco depois de descolar da cidade de Beni.

Um incêndio em Charly-sur-marne, no Norte da França, matou na noite de domingo para segunda-feira uma mãe e os seus sete filhos. O pai ficou ferido. As crianças, quatro das quais de um primeiro casamento da vítima, são dois rapazes, de 2 e 4 anos, e cinco meninas, com 3, 7, 10, 13 e 14 anos.

Mundo

pt-pt

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

2023-02-07T08:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282071986057085

Cofina