Cofina

GUERRA NA UCRÂNIA

AMEAÇA → Na zona de Lugansk, apenas Lysychansk se vai manter fora do controlo russo ZELENSKY → Presidente avisa que objetivo da Rússia se mantém: “Querem destruir o Donbass”

PEDRO ZAGACHO GONÇALVES

Após semanas de intensos bombardeamentos do exército russo em Severodonetsk, numa tentativa incessante de tomar a cidade, as forças ucranianas foram ordenadas a retirar. A confirmação foi dada ontem pelo governador regional de Lugansk, Serhiy Haidai. “Ficar em posições que têm sido implacavelmente bombardeadas durante meses não faz sentido. Receberam ordens para recuar para novas posições e continuar operações a partir daí”, adiantou o responsável, acrescentando que a cidade de Severodonetsk está “completamente destruída”, com “mais de 90% das casas bombardeadas e 80% dessas gravemente danificadas”.

A retirada de Severodonetsk significa que, na zona de Lugansk, apenas a cidade de Lysychansk ficará fora do controlo da Rússia. É um passo que o Kremlin dá na tomada de toda

MAIS DE 90% DAS CASAS EM SEVERODONETSK FORAM BOMBARDEADAS

KIEV JÁ CONFIRMOU QUE HÁ “AMEAÇA DE VITÓRIA TÁTICA DA RÚSSIA”

a região do Donbass, constituída por Lugansk e Donetsk. Aliás, tem sido esse o objetivo das tropas russas: isolar cada vez mais a região. Haidai assegura que será “muito difícil” a tomada de Lysychansk, localizada numa colina, uma vez que tem “várias posições defensivas” instaladas.

Oleksiy Arestovych, conselheiro de Zelensky, também teme que as forças russas cerquem as duas cidades, onde ainda permanecem milhares de civis. “A ameaça de uma vitória tática da Rússia está lá, mas ainda não a conseguiram totalmente”, afirmou.n

ESPECIAL

pt-pt

2022-06-25T07:00:00.0000000Z

2022-06-25T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282690460873823

Cofina