Cofina

“Adoro o que faço e ainda me pagam”

ALCIONE → CONCERTOS → “DIFICULDADES TRAZEM ENSINAMENTOS. APRENDEMOS COM OS PERCALÇOS” “CANTAR É A MINHA VIDA. QUANDO O OFÍCIO É EXERCIDO COM PRAZER, A ENERGIA NÃO FALTA”

VANESSA FIDALGO

Diva do samba completa 50 anos de carreira e vai celebrar com os fãs portugueses Regresso aos palcos nacionais está marcado para 14 de junho no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, seguindo-se o Coliseu do Porto (15) e o Centro de Artes de Águeda (16)

Correio da Manhã- Qual a sensação de completar 50 anos de carreira? - De completa, total felicidade, por poder continuar a exercer o meu ofício com alegria e junto a uma legião de fãs que me acompanham pelos quatro cantos do planeta. Fazer o que gosto, ter construído uma trajetória com tantos sucessos e sempre contando com o carinho do público... Ah, isso não tem preço!

- Quais foram os melhores e os piores momentos?

- São muitos e incontáveis os bons momentos. Cada espetáculo, cada entrada em estúdio para registo de uma nova canção é um presente de Deus! Isso sem falar nos prémios e nas honrarias que vão marcando o nosso trabalho. São momentos inesquecíveis que passam a fazer parte da nossa história, e ajudam a construí-la. Quanto aos problemas, também fazem parte do percurso, e todo mundo tem que ‘ralar’ muito para conseguir realizar seus intentos. As dificuldades trazem ensinamentos, aprendemos muito com os percalços naturais da vida.

- Como vão ser estes concertos em Portugal?

- Procuro sempre trazer novidades mas, claro, o público pode esperar um repertório marcado pelos meus principais êxitos de carreira. Afinal, estou completando 50 anos de traje

tória artística e quero comemorar com os fãs. Quanto ao público português, espero que estejam ansiosos por este reencontro tanto quanto eu. E que possamos fazer uma grande festa. Os meus fãs portugueses não poderiam ficar fora dessa celebração, de jeito nenhum!

- A que se deve toda a sua energia aos 74 anos? Continua a cantar todos os dias?

- Cantar é minha vida! Quando o ofício é exercido com prazer e gosto, energia e vitalidade não faltam. Digo sempre que adoro o que faço e ainda me pagam para fazer isso. Poderia ser melhor?

- Durante muito tempo dizia que não queria casar. O que a faz prezar tanto a sua liberdade?

- Já fui casada, aliás, não tenho

nada contra o casamento. Mas hoje estou curtindo a minha liberdade, e muito feliz comigo mesma.

- Como vai ser este ano de festa? - São muitos os planos para este ano de 2022, quando completo 50 anos de carreira. Já saiu um documentário, a longa biográfica ‘O Samba é Primo do Jazz’, que, aliás, tem cenas registadas em Portugal. Em breve, será também encenado um musical dirigido pelo Miguel Falabella, com produção de Jô Santana, e vou gravar um DVD com os meus principais êxitos de carreira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para celebrar esse cinquentenário.n

CULTURA & ESPETÁCULOS

pt-pt

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/283188677001614

Cofina