Cofina

Médico julgado por abusos sexuais a utentes

ESQUEMA → Passava clipe nos genitais das doentes e dizia ser um exame

ALEXANDRE SALGUEIRO

Um ortopedista do Hospital da Covilhã vai ser julgado por um crime de violação e quatro de coação sexual. Está acusado pelo Ministério Público de ter abusado de três mulheres, suas pacientes, no gabinete da unidade hospitalar onde dava consultas, entre janeiro e outubro de 2020. O médico terá usado, em várias ocasiões, um clipe que passava ao longo do corpo e das zonas íntimas das doentes sob pretexto de estar a testar a sua sensibilidade.

Um procedimento que o médico, na altura com 68 anos, adotou nas consultas seguintes e com outras vítimas. Segundo a acusação, uma outra doente alega ter sido alvo de abusos de forma semelhante, mas com outro instrumento médico. Independentemente da razão que levava as utentes ao seu gabinete, o ortopedista pedia que se despissem quase na totalidade e aplicava o teste do clipe. A uma utente terá mesmo dado ao clínico o seu número de telemóvel. A conduta imprópria do médico terminou em outubro depois de uma paciente o ter denunciado, num episódio que a acusação descreve como sendo de “violação sem cópula”.

O ortopedista acabou detido em meados de julho do ano passado após uma investigação da Polícia Judiciária da Guarda. Presente a juiz para primeiro interrogatório judicial, ficou sujeito às medidas de coação de suspensão do exercício da profissão e de proibição de contactar, por qualquer meio, direta ou indiretamente, com as vítimas identificadas no processo.

Na altura da detenção, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira informou que deu conhecimento à Ordem dos Médicos e à Polícia Judiciária das participações de duas utentes relativamente a alegados abusos sexuais por parte de um médico daquela unidade.

O clínico vai começar a ser julgado no dia 21 de junho.n

PRIMEIRA PÁGINA

pt-pt

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282140704981390

Cofina