Cofina

A batalha da inflação

João Vaz Jornalista

As tribulações da guerra na Ucrânia e as suas terríveis consequências económicas representam uma bomba de miséria sobre os setores da população mais carenciados. A guerra disparou a inflação que enche os bolsos dos manipuladores de preços e da carestia de vida e, também, garante substanciais aumentos nas receitas fiscais do Estado.

Para pagar esta apropriação de riqueza, os cidadãos consumidores-contribuintes perdem poder de compra a ponto de ficar só com dívidas. A solidariedade social exige decisões para prevenir a miséria de quem não deve ser esquecido.

Os governantes portugueses e os seus pares europeus veem os cofres de impostos encherem muito mais do que estava previsto. No nosso país, as receitas do IVA estão a aumentar mais de 40%. Isto à custa de as pessoas pagarem mais imposto por menos bens consumidos. O crescimento económico resulta em boa parte de a carestia de vida ser carregada com uma fatura de impostos mais pesada. A inflação é uma pandemia que empobrece as pessoas. Na resposta aos efeitos da guerra, o socorro aos refugiados, forçados a fugir pela invasão russa, deve acompanhar a proteção às vítimas da carestia acelerada pela guerra.

As dificuldades de abastecimento aumentam com o correr dos dias, estendendo-se dos combustíveis aos alimentos e aos mais diversos bens. A inflação não é um problema passageiro. Apesar de os mísseis russos não atingirem as nossas casas, não escapamos às bombas de miséria que atacam a nossa solidariedade social, a nossa democracia e a nossa liberdade. A batalha contra a inflação só se ganha estendendo a mão a quem necessita de ajuda.n

A BATALHA CONTRA A INFLAÇÃO SÓ SE GANHA ESTENDENDO A MÃO A QUEM NECESSITA DE AJUDA

OPINIÃO

pt-pt

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

2022-05-17T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281599539102094

Cofina