Cofina

Morte de deputado foi um ato terrorista

ASSASSINATO → Ataque que vitimou o conservador Davis Amess ligado a extremismo islâmico DETIDO →Polícia acredita que suspeito agiu sozinho, mas a investigação continua com buscas a casas

MANUELA GUERREIRO

Oataque que vitimou o deputado conservador britânico David Amess está a ser tratado pelas autoridades como um incidente terrorista com “uma motivação potencial ligada ao extremismo islâmico”. A polícia acredita que o homem de 25 anos detido pela polícia, sexta-feira, ainda no local, agiu sozinho, mas as investigações continuam para perceber se faz parte de uma rede. Foram realizadas buscas a duas casas em Londres e uma faca, que será a arma do crime, já tinha sido apreendida.

DEPUTADOS PEDEM REVISÃO DAS MEDIDAS DE SEGURANÇA

A Unidade de Contraterrorismo da Polícia Metropolitana de Londres e o serviço de segurança MI5 estão a vasculhar a vida do detido, cidadão do Reino Unido, e que segundo a BBC tem herança somali, para perceber como se radicalizou. Procuram, por exemplo, rastrear registos telefónicos. Funcionários de Whitehall dizem que o suspeito não estava referenciado no seu banco de dados.

David Amess, 69 anos, casado e pai de cinco filhos, foi esfaqueado repetidamente durante um encontro com eleitores num igreja metodista em Leigh-on-Sea, no Essex. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, o líder trabalhista, Keir Starmer, e a ministra do Interior, Priti Patel, prestaram ontem homenagem a Amess.

Na sequência do ataque, vários deputados britânicos pediram a revisão das medidas de segurança que rodeiam as suas visitas semanais aos membros do eleitorado. Priti Patel deverá abordar o tema amanhã, no Parlamento.n

MUNDO

pt-pt

2021-10-17T07:00:00.0000000Z

2021-10-17T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282471417051282

Cofina