Cofina

Exigem mercado livre de amianto

ALERTA → Diagnosticados vários casos de cancro entre os comerciantes D

FRANCISCO MANUEL

e promessa em promessa, os comerciantes do Mercado de Mirandela estão cansados de esperar pelas obras anunciadas, desde há mais de duas décadas, pelos sucessivos executivos da autarquia. Para os empresários é tempo de dizer “basta”: exigem que a cobertura de amianto, no centro do espaço, seja retirada. O vice-presidente da Câmara de Mirandela, Orlando Pires, garante que já há um projeto, mas recusa avançar prazos para a execução da obra.

“Queremos que a Câmara de Mirandela resolva, de uma vez por todas, retirar daqui este telhado de amianto”, afirma ao CM o comerciante Amílcar Feliciano. Em causa está “a ameaça à saúde de todos os que aqui trabalham, ou vêm às compras”, acrescenta. Já a cabeleireira Ana Cabages sublinha que há vários casos de cancro entre os empresários. “Eu própria já tive cancro, e vários outros colegas meus estão doentes. Não podemos afirmar que estas doenças oncológicas e respiratórias sejam provocadas pelo amianto do telhado, mas todos sabemos o perigo que isto significa para a saúde”, explica. “Ao vermos os nossos colegas doentes, ficamos com muito medo”, destaca também a vizinha Maria Augusta.

Orlando Pires diz que já existe um esboço do projeto para a requalificação do mercado, mas que é preciso cumprir os prazos previstos na Lei para o arranque da obra. “Depois das escolas, agora o mercado é a nossa prioridade. Mas primeiro temos de ter projeto, depois temos de o candidatar e a seguir abrir concurso público. Depois ainda ter empreiteiros dispostos e qualificados para o executar”, explica o vice-presidente. Quanto a prazos, apenas garante que “será uma realidade em breve”.n

CÂMARA FAZ ESBOÇO DE PROJETO PROMETIDO HÁ MAIS DE 20 ANOS

SOCIEDADE

pt-pt

2021-10-17T07:00:00.0000000Z

2021-10-17T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282209424046226

Cofina