Cofina

VÍTIMA FEZ INVESTIGAÇÃO POR CONTA PRÓPRIA APÓS TER SIDO ENGANADO EM 120 MIL EUROS NA CONSTRUÇÃO DE CASA.

QUEIXA → Fez investigação por conta própria depois de ser burlado em 120 mil euros na construção de casa CRIME → Suspeito pediu valores adiantados e iniciou a obra, mas desapareceu sem a acabar

PAULA GONÇALVES

Durante um mês, José Luís Matos, empresário residente em Montemor-o-Velho, seguiu os passos de um burlão, que estava há seis anos em fuga à Justiça, vigiou as suas rotinas e falou com vizinhos e conhecidos do fugitivo. Fez uma investigação por conta própria, inclusivamente com registo fotográfico, depois de ter sido burlado por José Cardoso, de 61 anos, em 120 mil euros na construção de uma casa.

Toda a informação que conseguiu reunir entregou-a às autoridades, ajudando a GNR na detenção do suspeito, e reuniu várias vítimas que agora apresentaram uma queixa conjunta no Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra.

“Tive noites em que dormia uma a duas horas para conseguir andar atrás dele”, conta José Luís Matos, que conseguiu descobrir onde o burlão morava e passou a segui-lo, nomeadamente para as obras que tinha em curso, apercebendo-se de que várias pessoas, no Centro e Norte do País, estavam a ser enganadas por José Cardoso.

No caso de José Luís Matos, o burlão, que foi detido pela GNR de Montemor-o-Velho após seis anos em fuga à Justiça pela prática de outros crimes, apresentou-se como sócio-gerente de uma empresa com a qual a vítima assinou contrato para construção de uma casa. Recebeu antecipadamente verbas, iniciou a obra e apresentou “trabalho suficiente para pedir outros montantes adiantados”. Depois desapareceu, deixando a obra por concluir. José Luís Matos diz ter-lhe entregado um total de 200 mil euros. José Cardoso deixou a obra a meio, tendo ficado com 120 mil euros.

A última vez que o viu foi em maio: “Veio ter comigo à obra e ainda me sacou mais 15 mil euros.” Quando começou a investigar percebeu que os fornecedores que o suspeito subcontratou para fazerem a obra não tinham recebido qualquer pagamento e que vários clientes tinham sido enganados.n

PASSOU INFORMAÇÃO À GNR, AJUDANDO-A NA CAPTURA DO FUGITIVO

OPINIÃO

pt-pt

2021-10-17T07:00:00.0000000Z

2021-10-17T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/281921661237394

Cofina