Cofina

Governo já prepara alívio nas restrições

NOVO → Ministra da Presidência admite mudanças nas regras após reunião com especialistas na próxima semana DADOS → Número de concelhos com recolher obrigatório sobe para 116, afetando 7,7 milhões de pessoas

BERNARDO ESTEVES

Portugal prepara-se para alterar as políticas sobre a pandemia, tendo em conta que metade da população já está vacinada, revelou ontem a ministra da Presidência.

“O Governo sempre disse que o momento em que uma percentagem muito significativa da população tivesse duas doses de vacina seria um momento de mudança de políticas. Aproximamo-nos desse momento. É tempo também de ouvir os especialistas e, depois, de tomar as decisões”, disse Mariana Vieira da Silva, após o Conselho de Ministros. A governante tinha sido questionada sobre a possibilidade de reabertura dos espaços de diversão noturna após a reunião do Infarmed na próxima terça-feira. Mariana Vieira da Silva admitiu que está em cima da mesa a regra de apresentação do certificado de vacinação para aceder a diversos espaços.

A ministra sublinhou ainda que na matriz de risco o País está numa situação de “vermelho menos denso do que há algumas semanas ”, que regiões como Lisboa e Vale do Tejo e os Açores já passaram o pico das infeções e que a taxa de incidência no País continua a crescer, mas a um “ritmo menor”.

Seja como for, o aumento de infeções nas últimas semanas levou a que subisse de 90 para 116 o número de concelhos em risco elevado ou muito elevado (ver lista ao lado), nos quais se aplicam medidas mais restritivas, entre elas o dever de recolher obrigatório entre as 23h e as 5h.

Nestes 116 concelhos (61 em risco muito elevado e 55 em risco elevado) residem cerca de 7,7 milhões de pessoas que serão assim afetadas pelas restrições em vigor. Tendo em conta que houve concelhos cujas situações melhoraram, verifica-se que há mais 46 concelhos onde passam a vigorar novas restrições. Ainda assim, em 162 concelhos, 58% do total, vigoram medidas menos restritivas.n

EXECUTIVO VAI DECIDIR DEPOIS DE OUVIR PERITOS NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA

ATUALIDADE

pt-pt

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/283961770536622

Cofina