Cofina

Dois bombeiros mortos e três feridos a caminho de incêndio

TRAGÉDIA → Neuza Guedes, de 36 anos, e Carlos Morais, de 22, perderam a vida quando seguiam para combater as chamas ACIDENTE → A viatura da corporação despistou-se e capotou em ravina, em Vilar de Ossos. As vítimas ficaram encarceradas

FRANCISCO MANUEL/ /PATRÍCIA MOURA PINTO

Apenas 18 minutos separavam o alerta para as duas ocorrências. Pelas 17h48, os Bombeiros de Vinhais era ativados para um incêndio florestal na freguesia de Travanca. Saíram 19 operacionais e quatro viaturas para o local, entre elementos da corporação e outros meios de socorro. Mas cinco operacionais nunca chegaram a enfrentar as chamas. Pelas 18h06, chegava novo pedido de socorro. Uma viatura dos Voluntários tinha-se despistado em Vilar de Ossos e caído a uma ravina. Neuza Guedes, bombeira de 2ª com 36 anos, e Carlos Morais, bombeiro de 3ª e com 22 anos, não resistiram ao violento acidente.

Os operacionais, em choque com a tragédia que vitimou ontem os dois soldados da Paz, avançaram de imediato para o socorro de outros três colegas, que sobreviveram ao despiste. Um deles, ferido com gravidade, foi transportado de helicóptero para o hospital de Vila Real.

As duas vítimas mortais Neuza deixa um filho menor ficaram debaixo do veículo capotado no meio de um campo, a largos metros da estrada. Para o local foram mobilizados 27 operacionais, com 13 viaturas, entre meios da corporação a que pertenciam as vítimas, do INEM e da GNR. Os irmãos de Neuza estavam entre os socorristas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contactou “o comandante da corporação, a quem manifestou a sua solidariedade pelas vidas perdidas no cumprimento de missão e endereçou votos de uma rápida recuperação dos feridos”. Também o ministro da Administração Interna emitiu uma nota de pesar. “Endereço, em meu nome e do Governo, os mais sentidos pêsames à família, aos amigos, aos Bombeiros de Vinhais, à Associação Humanitária e aos Bombeiros de Portugal”, declarou Eduardo Cabrita. O município decretou três dias de luto.n

FERIDO GRAVE FOI LEVADO DE HELICÓPTERO PARA O HOSPITAL DE VILA REAL

A FECHAR

pt-pt

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/283686892629678

Cofina