Cofina

Pode acontecer? Aconteceu…

DIÁLOGOS COM A INCERTEZA

DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO Reginaldo Almeida

NÃO MENOS IMPORTANTE É AFERIR DA AUTENTICIDADE DA INFORMAÇÃO

Invadiram as nossas vidas com a força da mais severa tempestade e, se por um lado, começaram por ser um espelho da realidade, neste momento, em muitos casos e em várias faixas etárias, as redes sociais criaram uma realidade própria que supera a realidade velha e analógica dos comportamentos de vida do quotidiano. Enquanto uns lhe encontram enormes benefícios, outros, e cada vez mais, levantam dúvidas sobre as narrativas abordadas, em particular quando tentam traduzir comportamentos de figuras públicas ou acontecimentos que podem mexer com a vida de muitos.

Também cada vez mais se apela ao bom senso, à necessidade de filtrar a informação recebida, em particular a mais histriónica, evitando-se a todo o custo refletir sobre notícias falsas ou mesmo ‘pós-verdades’.

Não menos importante é aferir da autenticidade da informação debitada nas redes sociais, para lá da exclusiva bitola das nossas preferências, que dá por certo ou errado de acordo com as conveniências próprias. É certo que a verdade absoluta pode nem existir, mas não é justo que se criem factos com a mera interpretação de acontecimentos ocorridos, e por isso prefiro a ‘desinformação’ abundante, que me deixa fazer as próprias escolhas.n

TELEVISÃO&MEDIA

pt-pt

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

2021-07-23T07:00:00.0000000Z

http://quiosque.medialivre.pt/article/282930978385582

Cofina